Como fazer para programar em Swift no Ubuntu 15.10

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Como fazer para programar em Swift no Ubuntu 15.10
Caso você não tenha ouvido falar antes, Swift é a linguagem de programação mais recente da Apple, e pretende substituir Objective-C e se tornar o idioma principal para a construção de aplicativos Mac OS X e iOS. É muito fácil de aprender a linguagem, já que a mesma é limpa e tem uma sintaxe semelhante a outras linguagens de programação populares.

No entanto, Swift estava disponível apenas para dispositivos da Apple – não poderia ser executado em Windows, Linux ou outros sistemas. Com a crescente popularidade do Swift, mais pessoas estavam pedindo que a Apple transformasse o Swift em código aberto ou pelo menos torná-lo disponível em mais plataformas. Depois de algum tempo, a Apple finalmente lançou Swift como open-source.

Em qualquer caso, se você estiver interessado em usar ou aprender Swift sem ter que adquirir um dispositivo da Apple, o mesmo agora está disponível para Linux, a Apple lançou apenas snapshots feitos para o Ubuntu 14.04 e 15.10, mas as oportunidades em instalar o suporte Swift em outras distribuições certamente virão no futuro próximo.

Primeiro, você precisa visitar a página de download do Swift e pegar a versão mais recente do snapshot correspondente a sua versão do Ubuntu no meu caso estou utilizando a versão Ubuntu 15.10 para fins deste artigo, no entanto existe versão disponível para Ubuntu 14.04, (Lembre-se existe snapshots estáveis e instáveis, sugiro que você baixe a última versão estável disponível para seu Ubuntu). Uma vez que é baixado, abra o arquivo .tar, clicando duas vezes sobre ele e em seguida extraia a pasta que está dentro do aquivo comprimido para qualquer local de sua preferência.

Caso não consiga abrir o arquivo para realizar a extração use os passos/comandos seguintes para realizar a ação. Se você já extraiu os arquivos pule esta dica e vá para o passo das dependências logo abaixo.

Abra o terminal e digite:

[cd ~/Downloads]

 
Feito isso, agora extrair os arquivos com a seguinte instrução

[tar -xvzf swift-2.2-SNAPSHOT*]

Em seguida, você precisa instalar algumas dependências que o Swift precisa para que possar ser executado. Você pode facilmente instalá-las abrindo um terminal e executando a instrução abaixo:

[sudo apt-get install clang libicu-dev]

Após a instalação das pendências, é hora de definirmos as variáveis de ambiente para que se possa executar o Swift sem ter que entrar constantemente na pasta dos arquivos extraídos. Quando você extraiu os arquivos foi criado um diretório /bin dentro da pasta extraída, precisamos adicionar o mesmo na variável de ambiente PATH.
Vamos precisar do caminho completo do arquivo ou caminho absoluto como é chamado este caminho no mundo Linux ;), para isso siga os passos a baixos corretamente.

[cd ~/Downloads/swift-2.2-SNAPSHOT*
$cd usr/bin/
$pwd]

 
Este último comando resultará no caminho absoluto do diretório que queremos setar na variável $PATH, agora observe a imagem abaixo verifique se tudo está correndo bem, de acordo com a imagem, pegue o seu caminho absoluto e adicione na próxima instrução abaixo da imagem.

A parte que está marcada na imagem é o caminho absoluto que me interessa, o seu deve aparecer com o nome de usuário logado atualmente, aqui o meu esta /home/david , na sua maquina deve aparecer /home/seu_nome_de_usuário.

Ciente da observação acima, prossiga com o seguinte comando$ export PATH=/caminho/absoluto/aqui/bin:$PATH

Mais uma observação IMPORTANTE, toda vez que você fechar o terminal o caminho de exportação estará perdido ou seja você devera executar o comando de exportação novamente para usar o Swift. Eu particularmente não vejo problema nisso, porém alguns usuários acham chato ficar executando comandos enormes no terminal constantemente, por isso eu deixo aqui uma dica/instrução de como você deve proceder para usar o Swift sem ter que utilizar o comando de exportação acima, é bem simples o que vamos fazer, isso chama-se link simbólico um “atalho” melhor dizendo. Observe que na imagem uso o meu endereço absoluto, não esqueça de usar o seu na instrução abaixo:

Segue:

[cd /usr/bin/
$sudo ln -s /home/seu_user/seu/caminho_absoluto/usr/bin/swift ]

Pronto, problema da variável resolvido, existe outros meios de resolver o pequeno problema mas teríamos que mexer com “environment” dentro de /etc, mas enfim esse não é o caso.

Se você chegou até aqui sem erros no decorrer dos passos acima, você está pronto para programar em Swift no seu Ubuntu, vejamos se ocorreu tudo bem no processo de preparação de seu ambiente, execute o comando seguinte para verificar se está tudo correto.

[swift –version]

O resultado disso sera algo do tipo:

[Swift version 2.2-dev (LLVM f90171f6b9, Clang fe39b0b18f, Swift a476c2828a) Target: x86_64-unknown-linux-gnu]

O que acham de testarmos nosso ambiente de programação em Swift ? Veja a imagem abaixo.

Para sair do Swift basta digitar:

[:q]

 
Um forte abraço e boa diversão.

Download Swift 2.2 Snapshots Ubuntu 15.10

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comentários