Preparando LibreOffice para uso em TCC’s – Parte 1

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Como algumas pessoas pediram este tutorial serve para deixar LibreOffice Writer totalmente funcional no Sistema Operacional Linux. Após este passo a passo você perceberá que é possível usar o LibreOffice Writer em sua máquina de produção para textos de artigos científicos, Monografias e TCC’s (Trabalho de Conclusão de Curso). Certifique-se de estar logado usuário root ou de utilizar o comando sudo.

MELHORANDO O TEMPO DE CARREGAMENTO DO PROGRAMA

A primeira parte será tirar a logomarca do LibreOffice no momento de inicialização do programa, isto diminuirá consideravelmente  o consumo de processamento. Para isto iremos alterar o arquivo de configuração com um editor de texto:
# gedit /etc/libreoffice/sofficerc

Altere os itens destacados de ‘1’ (verdadeiro) para ‘0’ (falso):

[Bootstrap]
HideEula=0
Logo=0

USANDO CORRETORES ORTOGRÁFICOS

Às vezes, ou na maioria delas, passamos despercebidos em relação a algum erro no texto. Para evitar isso, o LibreOffice dispõe de extensões para auxiliar. São elas CoGrOO e O VERO. Enquanto a primeira foca na correção das concordâncias verbais e nominais, a segunda prioriza a verificação ortográfica. No final da postagem seguem os links para download das extensões.
Para a instalação do CoGrOO são necessárias algumas dependências:
(Use o script abaixo para Ubuntu *)
$ sudo apt-get install libreoffice-java-common default-jre
(Puxando sardinha para o meu lado,  no Arch Linux use o script abaixo )
# pacman -S java-commons-daemon java-commons-net1 java-environment-common java-runtime-common jdk7-openjdk jre7-openjdk jre7-openjdk-headless openjdk7-doc

COPIANDO E COLANDO FIGURAS DA INTERNET

Pode ocorrer, as vezes, no LibreOffice Writer, durante o processo de copiar e colar figuras, que a imagem não apareça corretamente e para evitar isto veja a orientação a seguir:
  1. Copiar a imagem;
  2. Botão direito do mouse no texto e escolha a opção colar especial: mais opções;
  3. Em seleção, escolha a opção Bitmap.

Outra possibilidade seria:

  1. Copiar a imagem;
  2. Na barra de menus, vá no menu editar e colar especial (ctrl+Shift+v): mais opções;
  3. Em seleção, escolha a opção Bitmap.

INSTALANDO AS FONTES ARIAL E TIMES NEW ROMAN

Os TCC’s e artigos cientificos são escritos em sua maioria nas fontes Arial ou Times New Roman. O Linux por padrão não possui essas fontes. Para instalá-las no Ubuntu:
$ sudo apt-get install ttf-mscorefonts-installer

No meu caso, ou de quem usa o Arch Linux fica:

$ yaourt -S ttf-ms-fonts
Observe que foi usado o comando yaourt para a instalação das fontes. Caso tenha alguma dúvida sobre o yaourt, clique no link no final da postagem.
Esta é a primeira postagem da série sobre migração do MS Office para o LibreoOffice. No próximo post será mostrada como é feita a configuração da página e parágrafo do texto.
(*)  Nota do revisor: Quando foi testado no Ubuntu Studio (KDE), verificou-se que o arquivo sofficerc encontrava-se vazio, existente mas sem conteúdo.  Copiou-se o script para o arquivo, conforme consta no post, e obteve-se sucesso como resultado.

  Download e uso do yaourtt
Download do COGrOO
Download do VERO

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comentários