Apresentando o GNOME 3.20!

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
O GNOME 3.20 é a mais recente versão do GNOME 3, depois de seis meses de muito trabalho e esforço da comunidade GNOME, a versão é lançada. Esta versão traz muitas características novas, bem como muitas melhorias e correções de bugs. No total foram feitas 28.933 correções corrigidas por aproximadamente 837 contribuintes.

A versão 3.20 tem sido chamado de “Delhi” em reconhecimento da comunidade, que está organizando o evento GNOME Ásia esse ano. A GNOME Ásia é a conferência anual de longa duração do GNOME na Ásia, e só é possível devido ao trabalho árduo de voluntários Asiáticos.

 Atualizações mais intuitivas e fáceis para o usuário 

Apresentando o GNOME 3.20

Sempre foi possível instalar atualizações de software através da central de aplicativos. No entanto, a partir da versão 3.20 também é possível fazer o upgrade para novas versões do sistema operacional. Esta é a primeira vez que o GNOME tem essa funcionalidade, isso significa que você não precisa fazer uma nova instalação ou usar um comando no terminal para obter a próxima versão da sua distribuição. É um recurso muito amigável para os usuários GNOME que irá facilita a vida de muita gente que gosta do projeto.

Ao atualizar seu sistema operacional você será automaticamente notificado quando uma atualização estiver disponível para ser baixada, e os usuário poderão ver o progresso do download. A instalação da atualização acontecerá quando o sistema não estiver em execução, a fim de aumentar a segurança e evitar erros.

Wayland está disponível

Wayland Disponível

Wayland é a próxima geração de tecnologia para exibição de janelas no GNU/Linux. Ele elimina falhas gráficas, corrige erros antigos e estabelece as bases para aplicações mais seguras. Wayland também traz novas funcionalidades, tais como gestos do touchpad e multitoque. Trabalhar em fazer o GNOME utilizável com Wayland vem acontecendo há algum tempo, e um enorme esforço da comunidade foi canalizada para a implementação já na versão 3.20.

Recursos que incluem drag-and-drop, notificações de inicialização do aplicativo e muito mais. Isso significa que para a maioria dos usuários, o Wayland proporciona agora uma utilização mais amigável.

Para testá-lo, selecione o GNOME no Wayland a partir do menu da engrenagem na tela de login.

Nota: alguns recursos não estão disponíveis quando GNOME é iniciado com o Wayland, tais como o compartilhamento de tela e suporte para gráficos.
pre.cjk { font-family: “Nimbus Mono L”,monospace; }p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%

Simples e fácil de editar suas fotografias

Edição de fotos

A edição de fotos ficou mais fácil no GNOME 3.20. Os novos controles de edição estão mais simples e fáceis de usar. Toda a edição é não destrutiva, ou seja todas as alterações que você realizar podem ser desfeita. As funções de edição incluem “Cortar e girar”, “ajuste de cor” e de melhoramento de imagem. Uma seleção de  filtros artísticos também estão disponíveis. 

A edição é acompanhada por um novo recurso de exportação que permite gerar cópias de fotos editadas para compartilhamento, impressão ou cópia de segurança. Uma opção para exportar em um tamanho reduzido é útil para uploads de e-mail. A versão mais recente do aplicativo também inclui uma coleção de correções de bugs. 

pre.cjk { font-family: “Nimbus Mono L”,monospace; }p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }

Dominar todos os atalhos ficou bem mais intuitivo

Atalhos de teclado

Janelas de atalho são uma nova maneira de descobrir sobre os atalhos do teclado em aplicativos GNOME. Cada janela de atalho lista os atalhos e multitoque (como para touchpads) para uma aplicação, juntamente com suas respectivas funções. Grupos e páginas de ajuda com a navegação e busca permite encontrar atalhos específicos que você pode estar procurando.

Muitos aplicativos do GNOME têm janelas de atalho para arquivos como vídeos, fotos, gedit, Builder, maps e muito mais. Em cada aplicação, a janela de atalho pode ser aberta a partir do menu de aplicações, ou usando o Ctrl + ? ou o atalho Ctrl + F1.

pre.cjk { font-family: “Nimbus Mono L”,monospace; }p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }

Controles com acesso mais rápido às mídias

acesso a mídias

Com GNOME 3.20, controles de mídia estão agora bem mais fáceis, e são exibidos na área de notificação/relógio. Isso fornece uma maneira de acessar rapidamente os aplicativos de músicas e vídeos que estão atualmente em uso. Os controles para múltiplas aplicações multimídia podem ser mostrados ao mesmo tempo.

Os controles de mostrar o nome do artista e da música que está tocando, o que pode ser interrompida e reiniciada. Também é possível avançar e retroceder. Este novo recurso funciona com uma grande variedade de players de música, utilizando o padrão MPRIS comum.

 O novo IRC  

novo irc

Essa versão 3.20 tem sido um grande lançamento para Polari, a aplicação IRC do GNOME. O recurso de pasta de serviço online que foi introduzido no último lançamento foi substancialmente melhorada: além de ser capaz de colar parágrafos de texto para partilhas, agora é possível também colar imagens diretamente para os chats, a fim de compartilhá-los. A adição de servidores e salas também foi melhorada para essa versão, assim como as configurações do servidor.

Para adicionar um novo servidor agora só é preciso escolher o que deseja de uma lista, em vez de ter que introduzir o endereço manualmente. Este não é apenas mais fácil, mas também garante que a conexão seja mais segura é selecionada automaticamente. Também as propriedades do servidor estão acessíveis a partir da barra lateral do menu, que é mais conveniente e natural.

Estas alterações foram implementadas por Isabella Ribeiro, como parte de um estágio Outreachy. A nova versão do Polari também suporta muitos mais recursos tradicionais do IRC, como o comando/msg, a conclusão de tabulação para os comandos de IRC, bem como a capacidade para abrir links de IRC.

Além desses recursos, a versão 3.20 inclui outras alterações menores, por exemplo: o Polari agora pode lidar com senhas de servidor (isto é, especialmente, útil quando se usa um software como o ZNC).

A barra de entrada foi melhorada, e, também, é possível realiza novas animações de texto. A manipulação de mensagem de status é mais inteligente, a fim de minimizar o ruído em salas de chat. Mais atalhos foram adicionados.


Para ver os atalhos do Polari é só abri a janela de atalhos citada a cima desse artigo.

Um gerenciador de arquivos mais bonito e fácil 

Gereciandor de arquivos

O aplicativo de gerenciamento de arquivos teve várias melhorias para essa versão do GNOME. As pesquisas têm tido um foco especial: filtros de pesquisa foram renovadas, e são muito mais simples e mais fácil de usar do que a versão anterior. A pesquisa ficou mais robusta: problemas de desempenho foram corrigidos, a interface ficou muito mais ágil.

Os arquivos também ficaram mais compactos e mais fáceis de compreender as preferências de seus dados. Isso inclui novas configurações para mostrar, apagar e criar ações de links simbólicos, bem como a pesquisa recursiva. Pequenas melhorias nesta versão, incluem um nível extra de zoom na lista, miniaturas maiores, e a exibição de arquivos ficou muito mais limpa e nítida.

[ads-post]
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comentários