Ubuntu MATE 16.10 Yankkety Yak ganha menu pesquisável ao estilo HUD do Unity!

O MATE HUD, é uma ferramenta similar ao HUD do Unity e está disponível (mas não ativada) nos repositórios oficiais da Canonical. Abaixo, você irá aprender como ativá-lo e utilizá-lo.



Quem já utilizou o Unity, com certeza, já teve contato com o HUD, mesmo que sem querer. Por padrão ele é acionado a pressionar o Alt (da esquerda). É uma ferramenta que permite pesquisar pelos menus de um programa apenas digitando o nome da opção. Muito útil quando se quer buscar por alguma ferramenta dentro de um programa mas está sem paciência, ou tempo, para sair procurando por todas as opções do menu.
O MATE HUD é um fork o i3-HUD-menu com algumas mudanças:
  • xprop foi substituído com uma implementação em Python;
  • o rofi é usado no lugar do dmenu;
  • o tema do rofi é automaticamente baseado no tema GTK utilizado;
  • as configurações (incluindo atalho de teclado configurável) são armazenados em dconf (org> mate> HUD).
O MATE HUD possui algumas limitações como: falta de suporte à aplicativos QT, Firefox, Thunderbird e LibreOffice. Ele também pode quebrar o menu LibreOffice completamente, enquanto o pacote de integração mesa “libreoffice-GTK” estiver instalado. 

Para usar o MATE HUD, você precisará estar utilizando o Ubuntu MATE 16.10 Yakkety Yak (que ainda está em fase de desenvolvimento e não é recomendável para usuários gerais). Após atualizar o sistema, confira o Tweak MATE, opção painel e habilite:
Ubuntu MATE 16.10 Yankkety Yak ganha menu pesquisável ao estilo HUD do Unity!
Se esta opção não estiver disponível basta instalar através do terminal:
[code type=”Cole o código no terminal e pressione ENTER”]$ sudo apt install mate-hud[/code]
Feito isso, basta reiniciar a sessão e ativar a opção pelo MATE Tweak.

O atalho padrão para utilizar o MATE HUD é Ctrl + Alt + Espaço, caso queira, você pode editar utilizando o dconf (org>mate>hud).

[ads-post]


você pode gostar também Mais do autor

Comentários