Conscientização das comunidades em geral!

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Conscientização das comunidades em geral!
Olá a todos, hoje venho fazer um post não de notícia, nem de tutorial e sim de conscientização, venho falar do mundo do Software Livre e GNU/Linux em geral.
Falar sobre algo que muitos não devem pensar: no custo de um software ou no custo de um update para seu sistema em geral.
Porquê falar sobre isso? Pelo seguinte fato, vejo que a comunidade está cada dia que passa maior, não digo apenas da Comunidade SempreUpdate, digo da comunidade em geral do mundo GNU/Linux ( mas não é correto dizer apenas GNU/Linux tem que especificar, não, não tenho porque o assunto não é referente as diferenças). Hoje vejo muitas pessoas reclamando, falando que não tem isso em tal distro, não tem aquilo na distro X mas tem na distro Y por isso ela é melhor, com certeza a distro X pode ser melhor que a Y, mas tem pessoas que gostam da distro Y então vamos deixar ela lá? EU Marlon Motta pego no pé de algumas distros por fugir um pouco da filosofia e outros motivos, mas o caso não é esse também, o que estou tentando explicar é que todos reclamam sobre algo e praticamente NINGUÉM faz nada para ajudar.
Conscientização das comunidades em geral!
-Mas não sei programar.
 OK mas você sabe instalar algum software que provavelmente alguém não sabe correto? Por quê já viu alguém falando sobre ele em algum fórum não é ? Por quê não tenta ensinar? Fazer algum tutorial? Enviar para alguém que está com dúvida e comentando em algum fórum ou site, que está com problema, que tal ajudar? Por quê vai ocupar seu tempo e você não quer perder tempo nem dar de mão “beijada” aquilo que você demorou ou teve que “ Fuçar” na internet para solucionar, lógico que tem muitas pessoas que ajudam e colaboram, mas isso hoje é minoria por alguns motivos, esses motivos que vejo é a própria comunidade! SIM a comunidade!
– Por quê diz isso?
Por quê o João postou algo pra ajudar o Ricardo mas o jeito que ele ajudou era um pouco mas complicado (mas era a maneira que ele sabia) e vem o José falando que ele é um burro, idiota por não saber que aquele jeito era o mais difícil e que tinha outra maneira mais fácil, por tanto, qual o motivo do João ajudar novamente? Para levar outro TAPA? Para que venha alguém com pedras na mão? Então ele decide ficar por conta própria, apenas lendo e absorvendo conhecimento e não compartilha mais, com medo de seus conhecimentos serem insuficientes, deixando apenas para SI !
Esse é um dos problemas que vejo, DIGO, EU Marlon Motta, posso estar enganado, outro motivo, quero que pensem, quanto você economiza com software livre e derivados? 100,00 ou 200,00 reais por mês? Que seja apenas 10,00 reais, agora reflita, quanto você doou em alguma comunidade? Ou em uma distro que usa? Ou até no navegador que utiliza por ex: FIREFOX ? Com o que colaborou? Com o que você ajudou alguma comunidade? E o dinheiro que teve de “econômia”? Ajudou alguém ou algo?
Agora quero que pensem, vocês que trabalham no ramo de servidores, técnicos ou qualquer ramo que usufrua de algo ligado a software livre ou derivados, você está ganhando quanto por mês? 1.000,00 ou 2.000,00 reais? Agora faço a mesma pergunta anterior, quanto ajudou em algo?
Lógico que vão ter alguns que irão dizer:
-Mas tenho contas, tenho filho.
OK, quem fez o software que você utiliza ele não tem conta? Ele não paga imposto? Creio que a pessoa que fez algo que você utiliza tem filho, tem conta, deve ter muitas coisas que você também tem, computador que precisa de upgrade, internet para pagar no fim do mês, então não fale ou pense isso, por favor, vamos pensar galera, estou fazendo este post por vários motivos como citei a cima, um deles também é o motivo do Wikipédia, que é um grande site de pesquisa para muitas pessoas.
Você que está lendo, já usou? Te ajudou quanto? Vamos monetizar essa ajuda por alguns segundos, você fez o que? Uma pesquisa simples? Se fosse pra ir na biblioteca mais próxima, quanto você gastaria de gasolina? Ou apenas o tempo de ir andando? Pense? 5,00 ou 10,00 reais? Então se for apenas 10,00 reais e você doar, vai ajudar a manter ele online, SIM ele está precisando de doações, isso mesmo, incrível um site com tantas visitas precisar de doações não é mesmo? Não, não é incrível, muitos aqui não sabem o que se passa dentro de uma comunidade, que não cobra nada de seus usuários, digo isso porque tem muitas comunidades com problemas financeiros que podem “fechar”. Caso ache que estou apenas querendo aumentar o “suposto” problema, pensem, o FIREFOX que muitos utilizam já teve problemas assim, sim galera, O FIREFOX! Um dos maiores navegadores do mundo, o que estou tentando explicar é que se você gosta de alguma distro ou software e está sendo útil por que não doar? Ajudar? Ou colaborar em tutorial ou coisas assim?
– Ah mais tem muitos sites/blogs que já fazem isso.
Ok, então tente entrar em alguma comunidade e ser o diferencial! Ser o que ajuda, e não o que fica em silêncio.
Citando uma frase que vi em uma série:
“Você é 0 ou 1? SIM ou NÃO ?Ajudar ou não ajudar?”
VOCÊ pode ser a diferença! Não pense, sou apenas uma pessoa, pense, SOU UMA PESSOA que pode ajudar! Posso colaborar! Então, ajude compartilhando o que conhece! Ajude o próximo! Seja alguém no mundo!
Como diria um grande herói:

“Não é o que sou por dentro, e sim o que eu faço que me define!”

Então FAÇA!
Obrigado a todos que estão lendo, espero que meu texto tenha sido útil de alguma maneira para vocês!

Colaborador: Marlon Motta

[ads-post]

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comentários