Como remover kernels não utilizados no Ubuntu, com segurança e via Ubuntu Software Center!

Como remover kernels não utilizados no Ubuntu, com segurança e via Ubuntu Software Center!

Neste tutorial vamos ver como usar o Ubuntu Software Center para eliminar os kernels Linux não utilizados em seu sistema Ubuntu, ideal para não fazer coleção de kernels antigos, no print vocâ vai ver vários kernels antigos e fora de uso que não são mais necessários.

Remoção dos kernels Linux que não estão mais sendo utilizados pelo sistema judará você a obter mais espaço em disco e um menu de inicialização Grub limpo, mas tenha em mente que às vezes é preciso usar um kernel antigo caso do atualmente utilizado esteja danificado. Então, se você tiver mais de dois núcleos não utilizados, então este tutorial é para você, caso contrário, se você tiver apenas um kernel anterior, então é recomendado que você mantenha-o.

Primeiros passos


Para não excluir por engano o seu kernel atual utilizado, abra o terminal e verificá-lo com o comando:
uname-r
O nome do kernel que aparece para você não deve ser excluída, afinal este comando mostra o kernel atual!
Abra agora o Ubuntu Software Center, você também pode abri-lo com este comando no terminal:
software-center
Vamos pesquisar por “linux-image” sem as aspas na caixa de pesquisa. Se não aparecer nada, clique simplesmente “Mostrar itens técnicos” exibidos na parte inferior da janela (barra de status):
Localize agora o kernel Linux não utilizado e vamos excluí-lo usando o botão “Remover” (senha do root será necessário para concluir esta operação):


Depois de concluir a exclusão dos kernels extras de seu sistema, você precisa atualizar o GRUB com o comando:
sudo update-grub
A partir de agora, os kernels e suas respectivas entradas que não são utilizados não vão aparecer no menu de inicialização do Grub.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários