Novidades sobre a ISO do Mageia 5.1 e atualização para o Mageia 6, confira!

Lançado nova ISO do Mageia 5.1 e atualização para o Mageia 6, confira!

A comunidade Mageia fez o anúncio oficial tanto da nova ISO do Mageia 5.1 como da atualização para o Mageia 6, confira abaixo o anúncio oficial, enviado pela comunidade:

É provável que não seja novidade para você que estamos atrasados com o cronograma original da Mageia 6. Como uma distro desenvolvida pela comunidade com uma quantidade limitada de recursos e colaboradores, nós mantemos o “Lançamento quando estiver pronto” e não queremos apressar a liberação até que estejamos totalmente felizes com ele. Obviamente, ainda não estamos totalmente satisfeitos com a Mageia 6, embora esteja adequando-se muito bem! Por outro lado, estamos muito satisfeitos com a Mageia 5 e queremos continuar a apoiá-la até que a Mageia 6 esteja pronto para ser lançada.

google_ad_client = “ca-pub-5822666425104102”;
google_ad_slot = “7651670077”;
google_ad_width = 728;
google_ad_height = 90;

Próxima ISO da Mageia 5.1

Devido a este atraso, vamos atualizar a versão das imagens ISO da Mageia 5 para preencher a lacuna até Mageia 6 estar pronta.
Os novos ISOS da Mageia 5.1 incluirá todas as atualizações de segurança e correção de bug liberadas para Mageia 5 até agora, incluindo o kernel do LTS atualizado (4.4.x) para suporte de hardware melhorado.
Como isso foi feito para Mageia 4.1, isto não constitui um novo lançamento em si, mas uma maneira mais fácil de instalar um up-to-date da Mageia 5. Usuários com a Mageia 5 já instaladas não terão que reinstalar nada, pois a atualização do sistema já tem o mesmo que as imagens  5.1. Novos usuários, no entanto, seria bom ter o bem testado kernel 4,4 desde o início, em vez de começar com o kernel originais 3.19 da Mageia 5.
Nós provavelmente iremos estender o período de suporte da Mageia 5 para cobrir, pelo menos, 3 meses de transição após o lançamento Mageia 6. A data de fim-de-vida exata será atualizada quando os ISOs 5.1 forem liberados.

Infra volta aos trilhos na Mageia 6

Tem havido alguns problemas de infra-estrutura, causando atrasos para obtermos os ISOs para construir, o que particularmente impacta o teste interno para instantâneo de estabilização 2 da Mageia 6 ao longo dos últimos meses. Estes já foram principalmente resolvido, e nossa equipe de construção da ISO (e seus novos recrutas!) terá a oportunidade para afinar o processo com os ISOs atualizados da Mageia 5, antes de voltar para Mageia 6.
Os atrasos têm permitido que a inclusão de versões mais recentes de algumas pilhas de software. O  Plasma amadureceu muito e ganhou estabilidade e integridade de recurso ao longo dos últimos meses, e nós seremos capaz de lançar a Mageia 6 com Plasma 5.8 LTS. Nós também iremos incluir GNOME 3.22, que está atualmente a sendo preparado para o Caldeirão.

Empacotadores e desenvolvedores trabalham os bloqueadores de liberação

A principal razão para o atraso do Mageia 6 são, claro, os bugs de bloqueio restantes (chamados bloqueadores de liberação) que queremos corrigir antes do lançamento.
Empacotadores e desenvolvedores estão trabalhando para corrigir os bloqueadores de liberação restantes. Uma nova ferramenta foi prontamente desenvolvida em Mageia App DB para ajudar a visualizar o progresso das versões dos bloqueadores atuais. Esperamos ter o segundo instantâneo de estabilização disponível logo após as ISOs da Mageia 5.1 serem liberadas, provavelmente em algum momento de outubro 2016. Quanto à versão final, nós não queremos dar uma data precisa ainda, mas devemos conseguir fazer o lançamento em 2016 🙂
Como sempre, muitas mãos fazem o trabalho leve, por isso, se você estiver interessado em testear ISOs, controle de qualidade, embalagem ou apenas quer se envolver com a Mageia, por favor, dê uma olhada aqui para mais detalhes sobre como se envolver.
(escrito em inglês por schultz e traduzido por macxi)

Para saber mais informações sobre o Mageia, acesse o site do projeto clicando no botão abaixo:

Projeto Mageia

você pode gostar também Mais do autor

Comentários