Como deixar o Ubuntu mais rápido e leve!

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Como deixar o Ubuntu mais rápido, mais leve!

O Ubuntu como todos sabem é um dos sistemas mais populares do mundo, e o mais usado no mundo Linux. Neste artigo veja como deixar o Ubuntu mais leve e rápido, de forma prática, sem precisar ter muito conhecimento técnico.

Eu fiz estes ajustes, primeiro porque tenho um placa Intel em meu notebook e venho notando uma lentidão e consumo de memória exagerada, por isso desabilitei alguns recursos que deixa o sistema mais leve e aprimorei outros.

Primeiro, eu instalei o gerenciador do Compiz, pois é, é justamente ele que dá alguns efeitos ao Unity, lembrando que todas as alterações podem ser desfeitas e. refeitas.

Para instalar o gerenciador de configurações do Compiz execute o comando abaixo:

sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

Depois no Dash do Unity procure por Compiz

Como deixar o Ubuntu mais rápido, mais leve!



Depois clique sobre o ícone localizado, na próxima tela localizei a guia “Efeitos”, em seguida desmarque os 3 itens. Anteriormente deixávamos somente marcado a “Decoração da Janela”, mas agora o Unity tem plugin próprio que faz a decoração, então não precisamos mais habilitar esta opção.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});



Como deixar o Ubuntu mais rápido, mais leve!



Agora vá na guia “Geral”, clique em “OpenGL”, em filtro de textura escolha a opção “Rápido”
Como deixar o Ubuntu mais rápido, mais leve!
Agora, vamos trocar a nossa memória Swap pela Zram, pois é, para quem nunca leu nada sobre o Zram (antes conhecido como compcache) é um recurso do kernel Linux para transformar uma região de memória RAM em um dispositivo de bloco com suporte à compressão de dados. Com este recurso, é possível criar uma espécie de disco virtual, onde os dados são armazenados em RAM de forma comprimida.

sudo add-apt-repository ppa:shnatsel/zram
sudo apt-get update
sudo apt-get install zramswap-enabler -y
Agora vamos instalar o famoso Preload, para quem usou ou usa o Windows, já deve ter ouvido falar nele. Funciona assim, ele vai verificar os seus programas favoritos e vai armazenar essas informações afim de que da próxima vez que você tentar iniciar estes programas eles funcionem mais rápidos.
sudo apt-get install preload


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Depois, vá em “Configurações do Sistema” e localize o item “Segurança e privacidade”:

Em seguida vá desabilite o item “Gravar a utilização de arquivos e de aplicativos”, essa opção vem por padrão ativada, a chave estará laranja, na imagem abaixo eu já desabilitei e ela ficou cinza, ao lado clique também em “Limpar dados de uso”.

No mais mantenha o sistema atualizado,evite usar temas com imagens,use PPA com moderação e só quando for de fato necessário,use apenas versões do kernel desenvolvidas para a sua versão do Ubuntu.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Se isso mostrado não te ajudar,você ainda tem a opção de instalar outro ambiente gráfico e sem abrir mão dos pacotes do Ubuntu, recomendo experimentar, xfce, lxde e e17 (sem efeitos),são leves e agradáveis de usar, pesquise por eles na central de programas.
Se alguém tiver mais alguma dica sobre o assunto,contribua postando para os colegas.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comentários