Como fazer perguntas técnicas para obter respostas de qualidade



Como fazer perguntas técnicas para obter respostas de qualidade
As pessoas as vezes subestimam o quanto a qualidade de uma pergunta pode ter impacto na qualidade e tempo de resposta que uma consulta irá receber. Perguntas bem trabalhadas recebem respostas muito melhores e em menos tempo.

Pesquisa

O processo realmente começa bem antes de fazer a pergunta. O primeiro passo é garantir que você fez a devida investigação para tentar resolver seu problema sem ter que pedir. Realizar uma pesquisa na web, verificando instâncias relevantes e listas de discussão, ler o manual e navegar na FAQ deve ser considerado o mínimo antes de inserir uma nova pergunta. Isso não só garante perguntas que não surgiram antes, mas o prepara para fazer uma pergunta melhor. Quando você está fazendo uma pergunta em um local público, você está realmente pedindo alguém para tomar tempo para ajudá-lo. Gastar um pouco de tempo realizando a pesquisa é o justo.

Onde pedir

Uma vez que você tem certeza de que possui o que precisa para fazer uma pergunta, o próximo passo é escolher o local correto para fazê-lo. Não há nenhuma resposta correta definitiva aqui. O projeto que você tem uma dúvida pode ter um canal oficial para perguntar, mas há uma variedade de lugares para fazer perguntas técnicas através de diversos meios. Para algumas pessoas pode ser mais confortável em uma lista de discussão, enquanto outros podem preferir IRC ou um fórum. Enquanto a pergunta que você está fazendo é sobre o tema para onde você está perguntando isso, você está indo bem. Você também deve ter em conta o nível de conhecimento técnico esperado de onde você está postando a consulta, pois alguns lugares são para iniciantes e outros são para usuários avançados. Se você escolher um fórum que utilize tags e categorias, escolher o fórum correto também será importante e torna muito mais provável de encontrar alguém que possa dar a resposta que você precisa.

A Importância do Título

Agora que você tem um lugar para colocar a sua questão, a próxima parte do processo é escolher um tema ou título. Esta pode ser a parte mais sub-avaliada do processo. Quando um membro está navegando em um fórum olhando para responder a perguntas, ou um assinante em uma lista vê a sua mensagem, a primeira coisa (e às vezes apenas) eles vão ver é o assunto / título. Você deve usar um texto que seja preciso, específico e descreva com precisão o problema. Usar “Ajude-me !!!! / Socorro!!!!” não dá nenhuma indicação sobre o que sua pergunta é, e praticamente garante que a sua pergunta não vai mesmo ser vista pela maioria.

A questão em si

Com o problema resumido de forma concisa, você está finalmente pronto para fazer a pergunta. Certifique-se de que a sua pergunta é bem escrita, gramaticalmente correta e em um formato padrão acessível. Dúvidas ou perguntas que são principalmente texto-fala são muitas vezes mal escritas e ignoradas. Você deve incluir uma descrição clara do problema que você está enfrentando ou objetivo que você está tentando alcançar. Inclua o máximo de informações específicas e relevantes:
  • Se o problema é reproduzível, quais são as etapas exatas para fazer isso?
  • Se você está recebendo uma mensagem de erro ou informações de depuração, certifique-se de incluí-lo na íntegra.
  • você fez todas as alterações recentes?
  • Qual distribuição Linux e versão você está usando?
  • O hardware que você está usando é um fator?
Quanto mais relevante for a informação inserida, mais provável que você receberá uma solução que realmente funcione.
Você também deve incluir qualquer pesquisa que você fez e as etapas que você já tomou para tentar resolver o problema. Isto não só impede de receber uma solução que você já tentou, mas mostra que você já colocou esforço em resolver o problema sozinho.
Embora não seja um pré-requisito absoluto, ser cortês geralmente ajuda. Você também deve ter em mente que marcar a sua pergunta como URGENTE não é apenas má prática, mas posso garantir que não vai ajudar você a receber uma resposta mais rapidamente. Se você acabar encontrando uma solução, não se esqueça de postar uma atualização para que outras pessoas que se deparam com o mesmo problema possam se beneficiar de seu trabalho.
Apesar de que fazer uma pergunta técnica de qualidade possa parecer um monte de trabalho, também é um pouco de uma obra de arte, fazer isso não só vai resultar em receber respostas de maior qualidade mais rápido, mas pode resultar em você responder à sua própria pergunta antes de você mesmo ter que perguntar. Quando você passar a responder perguntas, além de faze-las, você vai apreciar as perguntas mais elaboradas.
Aproveito para deixar o link do grupo do SempreUpdate no Telegram,  lá você pode obter ajuda caso tenha alguma dúvida ou problema 😉

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

você pode gostar também Mais do autor

Comentários