Conheça 3 alternativas sob código aberto para o AutoCAD!



Conheça 3 alternativas sob código aberto para o AutoCAD!

O CAD (computer aided design) ou DAC (desenho assistido por computador), é um software criado para facilitar projetos ou desenhos técnicos, sejam eles em 2D ou 3D. Se o objeto que você está construindo é uma casa, carro, ponte ou nave espacial, as chances deles serem feitos em um programa CAD de um tipo ou de outro são grandes.

Entre os programas de CAD, o AutoCAD da Autodesk é o mais conhecido, mas há outros que possuem o mesmo objetivo sejam eles sob licença proprietária ou código aberto.
Vamos ser honestos e abertos sobre uma coisa: Se você está procurando um substituto para o seu programa de CAD existente que irá fornecer funcionalidade e fluxo de trabalho idêntica sem fazer quaisquer alterações para os processos que você usa, você vai se decepcionar. Mas eu diria que a razão para a sua decepção não tem nada a ver com o licenciamento do produto e, sim, devido as substituições para programas complexos com usuários de longa data que têm necessidades e expectativas para o seu software específicos.

O truque para decidir se um software, seja aberto ou fechado, é uma boa escolha para você é trazer à tona exatamente o que são as suas necessidades. A situação não é diferente do que descobrir que a pessoa que insiste que eles “precisam” do Photoshop e usá-lo apenas para desenhar algumas formas geométricas e remover olhos vermelhos das fotos.

Se suas necessidades são um pouco mais específicas, o que você precisa é realmente de um programa CAD dedicado e agora iremos apresentar ótimas opções de código aberto a considerar:

BRL-CAD


BRL-CAD é uma ferramenta de CAD multi-plataforma, criada em 1979, embora para ter o seu código fonte liberado sob uma licença de código aberto levaria 25 anos. Na verdade, o BRL-CAD é tão antigo que foi creditado como o mais antigo repositório de código-fonte de um aplicativo em desenvolvimento ativo.
Originalmente desenvolvido por Mike Muuss no Laboratório de Pesquisa do Exército, BRL-CAD está sendo usado há décadas pelos militares dos Estados Unidos para sistemas de modelagem de armas, mas também tem sido utilizado para tarefas de design muito mais comuns, a nível acadêmico e design industrial para aplicações de saúde.
Então, o que mais de 35 anos de desenvolvimento traz? BRL-CAD é composto de mais de 400 ferramentas diferentes constituintes e aplicações espalhadas por mais de um milhão de linhas de código-fonte. Nem todas as partes estão sob a mesma licença, com licenças que vão desde BSD a LGPL para domínio público simples. Clicando aqui você terá acesso ao código fonte do programa.

FreeCAD


FreeCAD é um modelador paramétrico para CAD 3D de código aberto, que foi criado para ser capaz de projetar “objetos da vida real de qualquer tamanho”, e, embora é claro que muitos dos exemplos criados por usuários são objetos menores, não há nenhuma razão específica que não poderia ser usado para aplicações de arquitetura também. O FreeCAD é escrito em Python, e se você é um programador Python irá querer tirar proveito da capacidade e automatizar FreeCAD usando sua interface Python.
FreeCAD pode importar e exportar a partir de uma variedade de formatos comuns de objetos 3D, e sua arquitetura facilita estender a funcionalidade básica com ajuda de vários plug-ins. O programa tem muitas opções de interface, de um desenhista para renderizador para até mesmo uma simulação de robô.
O código fonte do FreeCAD está hospedado no GitHub, e é disponibilizado como código aberto sob licença LGPL.

LibreCAD


LibreCAD é um programa CAD projetado para funcionar em Windows, Mac e Linux. Um fork do QCAD (mencionado abaixo), LibreCAD tem uma interface que será familiar para os usuários do AutoCAD e, por padrão ele usa o formato AutoCAD DXF para importar e salvar, embora possa usar outros formatos também. O LibreCAD é apenas em 2D, por isso faz mais sentido utiliza-lo se você está criando uma planta de algum local ou algo semelhante.
LibreCAD está licenciado sob a licença GPL e você pode encontrar o seu código fonte no GitHub.
Estas não são as únicas opções. Outras boas opções que valem a pena ser conferidas são:
  • OpenSCAD, foi anunciado como “programa sólido para modelar CAD 3D”, devido ao fato de que ele não é um modelador interativo, mas onde a modelagem é feita com um arquivo script; 
  • QCAD, é multi-plataforma, mas limitado a aplicações bidimensionais;
  • SolveSpace, é multi-plataforma que utiliza projetos paramétricos em 2D e projetos em CAD tridimensionais.
Mas não podemos incluir todas as opções aqui. Se você tem um favorito, deixe nos comentários.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});



você pode gostar também Mais do autor

Comentários