Conheça 6 projetos de arquitetura sob código aberto!

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Conheça 6 projetos de arquitetura sob código aberto!

O mundo da arquitetura não muda tão rapidamente como o mundo do software, mas muitos arquitetos estão encontrando novas maneiras de compartilhar ideias e novas inovações. Iremos falar um pouco da história da arquitetura aberta e apresentaremos 6 grupos que compartilham seus projetos sob a licença do código aberto.

O movimento de arquitetura aberta tem como objetivo realizar projetos, desenhos e desenhos em 3D com documentação disponível para integrar em outros projetos sob licenças de código aberto. Deve-se muito o crescimento de popularidade graças aos movimentos da cultura DIY (Do It Yourself ou Faça você mesmo), o crescimento de impressões em 3D e de máquinas CNC, bem como o apoio de arquitetos como Alejandro Aravena.
Segue abaixo alguns dos projetos em destaque:

Wikihouse

Wikihouse é um sistema de construção de código aberto que usa painéis de madeira de corte de máquinas CNC para construir casas e outras estruturas. Foi criado por um grupo de arquitetura sediada no Reino Unido e, desde então, expandiu-se internacionalmente.
Você pode discutir sobre projetos, idéias, etc, no fórum da comunidade Wikihouse e, também, solicitar acesso a uma pasta compartilhada no Google Drive com os recursos mais comuns. Os projetos já foram utilizados na construção de casas, pavilhões de chá, micro-arquiteturas, e muito mais. A comunidade Wikihouse incentiva os usuários a partilhar os seus projetos.

OpenDesk 

OpenDesk é formado por um grupo de designers sediados no Reino Unido, que compartilham os seus desenhos de móveis sob licença Creative Commons. Seu catálogo é composto por diferentes tipos de moveis de escritório, incluindo mesas, armários e cadeiras. Grupos como Etsy, Google, Greenpeace já utilizam móveis desenvolvidos pelo OpenDesk em seus escritórios. 
Os designers do OpenDesk compartilham seus projetos em vários formatos de arquivos, incluindo arquivos para máquinas CNC. O catálogo OpenDesk não é grande, mas todos os projetos são de alta qualidade, foram cuidadosamente escolhidos e testados antes de serem libertados.

AKER

AKER é um ramo da “Open Source Ecology” que visa desenvolver a agricultura urbana e tornar mais fácil para cada um a cultivar seu próprio alimento. O portfólio é composto de projetos para equipamentos CNC de corte em madeira, jardinagem, colmeias, galinheiros, e muito mais. A comunidade AKER discute abertamente novos desenhos em seu fórum oficial. Os mantenedores deixam seus projetos armazenados no GitHub e no site do projeto. Todos os modelos vêm com um folheto de montagem, construção e arquivos de corte.

Bricks

Bricks tem a pretensão de ser o GitHub de projetos de arquitetura de código aberto, tornando mais fácil de encontrar e contribuir para novos projetos.
Ela ajuda a colaboradores e usuários de projetos de arquitetura de código aberto a encontrar arquivos de projetos, ser notificado de atualizações e sugerir melhorias. Ele também incentiva a partilha de modelos.



Elemental

Elemental é um renomado estúdio de arquitetura criado pelo arquiteto chileno Alejandro Arevana. Ele publicou recentemente quatro projetos de habitação pública, desenvolvidos no AutoCAD DWG sob licença Creative Commons.
Arevana é conhecido por seus métodos de criação e pelo conceito de uma casa incremental, uma casa que é terminada por seus habitantes. Seu objetivo principal é educar os construtores da América Latina a construir projetos de alta qualidade com baixo orçamento. Ao fornecer a documentação e arquivos, Arevana espera que seu estúdio influencie, amplamente, outras organizações a contribuir para a melhoria da qualidade da habitação pública.



Paperhouses

Paperhouses publica projetos de casas projetadas sob código aberto por arquitetos talentosos em todo o mundo. Seu objetivo é popularizar desenhos de casas de alta qualidade e lutar contra a baixa qualidade da construção em muitas áreas sub-urbanas. Os desenhos não são específicos do site e podem ser modificadas facilmente graças a um sistema de construção flexível. Todos os mapas de projetos e desenhos estão disponíveis para download PDF, mas apenas um inclui um arquivo DXF.

Conclusão

A arquitetura sob código aberto é um campo emergente que é bastante promissor. Antes uma área reservada para um seleto grupo de arquitetos agora está disponível para todos. Como a arquitetura esta em torno de nós, por que não torná-la melhor?
Alguns arquitetos temem a transparência que o código aberto traz, mas isso não significa que não precisamos mais de arquitetos. Qualquer um pode fazer um site, mas isso não significa que nós não precisamos de desenvolvedores. Num futuro próximo, mais pessoas poderiam conceber projetos de arquitetura de alta qualidade, utilizando elementos de arquitetura de código aberto.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comentários