Como gerar mala direta com nome de arquivo individual no LibreOffice



Como gerar mala direta com nome de arquivo individual no LibreOffice

Algumas vezes você pode precisar elaborar uma carta, certificados, diplomas e necessita salvar os arquivos individualmente para enviar por e-mail. Acontece que fazer isso pode gerar uma certa confusão ao se utilizar o assistente de mala direta do LibreOffice. Vamos dar uma olhada?

Básico de Mala Direta

Para criar uma mala direta, siga os passos:

  1. Ferramentas > Assistente de mala direta;
  2. Faça a seleção dos campos 1 e 2 conforme a sua necessidade; 
  3. Selecione o bloco de endereço, que pode ser um arquivo .ods ou .xls, utilize o bloco de endereço se for do seu interesse; 
  4. O campo de criar uma saudação também fica a seu critério; 
  5. Na edição do Documento, você irá inserir os campos da mala direta no documento, aperte CTRL + F2 e vá até a aba Banco de Dados e na planilha que você inseriu no assistente, escolha os campos que quer inserir no documento: 


  6. Depois, personalize individualmente cada documento, se for de seu interesse; 

Feito isso, feche o assistente de mala direta, não precisa utilizar a opção de salvar do assistente agora.

Gerando os documentos


Agora que o documento está pronto, só falta gerar os arquivos individuais certo? Então, aperte CTRL + P ou vá em Arquivo > Imprimir. Aparecerá uma caixa dizendo que o documento contém campos de banco de dados e perguntando se você quer imprimir uma carta-formulário, pressione Sim.

Depois, selecione a Saída para Arquivo. Em Salvar Documento mesclado selecione Salvar documentos individuais e selecione Gerar o nome do arquivo a partir do banco de dados. Faça a seleção nos campos abaixo, escolha a pasta e o formato de arquivo. 
Pressione OK e pronto, seus arquivos estarão todos prontos para envio individual.
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