Criando aplicações gráficas com ShellScript e GtkDialog

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
GtkDialog (ou gtkdialog) é um pequeno utilitário para fácil e rápida construção de interfaces gráficas. Ele pode ser usado para criar caixas de diálogo para quase todas as linguagens de programação interpretadas e compiladas, o que é uma característica muito atraente, pois o desenvolvedor não tem que aprender várias bibliotecas gráficas para cada linguagem de programação que utilizar.

Instalação:


Você pode verificar se há o pacote gtkdialog nos repositórios da sua distro GNU/Linux, ou, se preferir, pode baixar o código fonte, clicando aqui.
$ wget https://storage.googleapis.com/google-code-archive-downloads/v2/code.google.com/gtkdialog/gtkdialog-0.8.3.tar.gz
$ tar -xvf gtkdialog-0.8.3.tar.gz
$ cd gtkdialog-0.8.3/
$ ./configure
$ make
$ sudo make install

Criando o primeiro programa:

Vamos criar uma pequena aplicação gráfica utilizando o GtkDialog + ShellScript:

#!/bin/bash

export MAIN_DIALOG=’
<window title=”Meu primeiro programa” icon-name=”gtk-about” resizable=”true” width-request=”300″ height-request=”100″>
<vbox>
  <hbox homogeneous=”true”>
    <frame Executar programa>
      <hbox homogeneous=”false” space-expand=”true” space-fill=”true”>
        <entry>
          <variable>ENTRY</variable>    
          <action signal=”activate”>$ENTRY</action>
          <action signal=”activate” type=”exit”>EXIT</action>
        </entry>
        <button>
          <label>Executar</label>
          <action type=”command”>$ENTRY</action>
          <action function=”exit”>EXIT</action>
        </button>
      </hbox>
    </frame>
  </hbox>
</vbox>
</window>’

case $1 in
  -d | –dump) echo “$MAIN_DIALOG” ;;
  *) gtkdialog –program=MAIN_DIALOG –center ;;
esac

Imagem do código acima em execução:

Código em execução


Explicando o código resumidamente:

OBSERVAÇÃO: A sintaxe para criação da interface segue o padrão XML, portanto as TAGS devem ser abertas e fechadas corretamente.
  • #!/bin/bash: A primeira linha do script, representa qual programa será utilizado para interpretar o código
  • export MAIN_DIALOG=…: Variável que contém toda a estrutura da interface gráfica, o nome da variável pode ser qualquer um
  • <window>: Tag que inicia a aplicação. Nela pode conter atributos como título, tamanho da janela, ícone da janela, entre outras opções
  • <vbox>: Caixa vertical (Vertical box) usada como container para outros objetos como caixas horizontais (hbox), botões (button), etc…
  • <hbox>: Caixa horizontal (Horizontal box) também usada como container para outros objetos
  • <button>: Tag para criação de botões
  • <label>: Atribui um nome para o objeto
  • <action>: Ação que será realizada dependendo do sinal e do tipo de ação que o objeto receberá. Pode ser executado um comando do shell, execução de programas (que se trata do nosso caso), execução de outras variáveis, etc…
  • </nome_da_tag>: Fechamento da tag aberta anteriormente, assim como no XML.
As possibilidades com o GtkDialog são imensas, você pode fazer desde aplicações gráficas simples até as mais avançadas, como um player de música, um editor de textos, e assim por diante.
Para mais detalhes, documentação e funcionamento do GtkDialog consulte a página do projeto.
Segue também página com diversos exemplos de aplicações com GtkDialog. Qualquer dúvida deixe nos comentários.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comentários