SafeEyes – um utilitário Linux útil que impede a tensão ocular

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

@page { margin: 2cm }
p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120% }

Trabalhar no computador por longas horas definitivamente afetará seus olhos. Você deve realizar algumas pausas para os seus olhos em intervalos regulares. Existem inúmeros utilitários disponíveis por aí para lembrá-lo de fazer essas pausas. Vamos conhecer agora o SafeEyes, uma alternativa Linux de fonte aberta e livre para o EyeLeo, um aplicativo somente para MS Windows.
Como o nome sugere, o SafeEyes irá protegê-lo da tensão ocular por lembrar, ou forçá-lo, a fazer pausas após um determinado período de tempo. Durante a pausa, ele irá sugerir-lhe alguns exercícios simples como caminhar por um tempo, rolar os olhos, etc, para relaxar. Se você é um usuário hardcore que trabalha em computadores por longas horas, eu recomendo que você use SafeEyes em seu sistema.

Características

Podemos listar as seguintes características da aplicação:

  • Pausas curtas com exercícios oculares; 
  • Pausas longas para mudar a posição física e exercitar; 
  • Quebra restrita para os que são viciados em pcs; 
  • “Não pertube” para quando estiver trabalhando com aplicativos de tela inteira (por exemplo: assistir um filme) 
  • Desativar o teclado durante a pausa; 
  • Notificações antes de cada intervalo; 
  • Suporte para vários espaços de trabalho; 
  • Altamente personalizável

Instale o SafeEyes

No Ubuntu e seus derivados, você pode instalar o SafeEyes usando o seguinte PPA criado pelo desenvolvedor:

[sudo add-apt-repository ppa:slgobinath/safeeyes]

[sudo apt update]

[sudo apt install safeeyes]

Para Arch Linux e derivados, o SafeEyes está disponível no AUR. Então, instale usando o Packer ou Yaourt.

[packer -S safeeyes]

Ou

[yaourt -S safeeyes]

Uso

Uma vez instalado, inicie o SafeEyes pelo menu de sua distribuição. Depois de iniciado, ele será adicionado automaticamente à inicialização do sistema. Você poderá encontrar o ícone na barra de tarefas.
O SafeEyes tem opções de quebra curta e longa com duração de tempo configurável diferente. Por padrão, a duração da quebra curta é de 15 segundos e a duração da quebra longa é de 60 segundos. O intervalo padrão entre duas pausas é de 15 minutos. O número de intervalos curtos entre duas pausas longas é 5. Você será notificado antes de 10 segundos para se preparar para uma pausa. Você pode alterar e definir a duração de tempo ao seu gosto.
Durante o intervalo, o SafeEyes desabilita o teclado. Ele possui também um botão de ignorar, no entanto, se você estiver utilizando a opção de quebra restrita, o botão é ocultado, de modo que você não tem escolha. Para habilitar a quebra restrita, clique com o botão direito no ícone do SafeEyes na barra de taregas e vá para Configurações, e habilite a opção “break strict” movendo o controle deslizante da esqueda para a direita.
As configurações padrão são suficientes e funcionam perfeitamente. Para a configuração avançada, vá para a pasta ~/.config/safeeyes. Lá você pode alterar o texto do botão Ir no arquivo safeeyes.json e a aparência da tela de pausa no arquivo style/safeeyes_style.css. Esses arquivos são criados após a primeira inicialização do SafeEyes.

Para mais detalhes, visite a página do projeto no GitHub.

Instalou? Diga pra gente aí nos comentários o que achou.

Saudações livres!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comentários