Cyanogen anuncia encerramento de seus serviços [ATUALIZADO]

Cyanogen anuncia encerramento de seus serviços


Os últimos meses tem sido complicados para a Cyanogen, fechamento de escritórios, demissão de funcionários, saída de um dos co-fundadores, lavação de “roupa suja” nas redes sociais entre seus fundadores, etc. E parece que os problemas da Cyanogen serão “resolvidos” de uma forma definitiva.
No dia 31 de Dezembro, a Cyanogen estará encerrando seus serviços.
A notícia foi dada em um breve post divulgado na noite de Sexta-feira:

Como parte da consolidação em curso da Cyanogen, todos os serviços da empresa e do desenvolvimento relacionados a Cyanogen serão descontinuados até 31/12/2016. O projeto de código aberto e o código fonte continuarão disponíveis para qualquer um que queira desenvolver o CyanogenMod pessoalmente.

Os proprietários de um dispositivo que executam o sistema operacional Cyanogen – como o OnePlus One – terão que trocar o seu CyanogenMod por outro. Isto essencialmente marca o fim da grande ambição da Cyanogen. O ex-CEO Kirk McMaster afirmou certa vez que sua empresa estava “colocando uma bala na cabeça do Google”.
Vale lembrar que o Projeto CyanogenMod, a ROM personalizada que recebe atualizações com mais frequência que o Android, seguirá normalmente enquanto a comunidade mantiver o interesse em seu desenvolvimento.

ATUALIZAÇÃO [24/12/16 – 18:24]

A equipe do CyanogenMod postou uma nota confirmando o encerramento do CM e o projeto continuará, dessa vez, com o nome de Lineage.

Abaixo, fique com a nota da equipe CyanogenMod.

“Na semana passada, lançamos as versões finais do CM-13.0, com os patches de segurança mais recentes.
Ontem, o Cyanogen Inc (Cyngn) anunciou que estava fechando a infra-estrutura por trás do CyanogenMod (CM). Trata-se de uma ação que não era imprevisível, dada a saída de Kondik (próprio cianogênio) da empresa, e com ele nosso último defensor restante dentro da liderança do Cyngn.
Além da infra-estrutura que está sendo aposentada, nós, a comunidade CM, perdemos nossa voz na direção da CM – a marca poderia ser vendida a terceiros. Mesmo se tivéssemos a nossa própria infra-estrutura e continuássemos com o desenvolvimento do CM, isso significaria operar com a ameaça de venda da marca sob nossas cabeças. Depois, há o estigma que cresceu para qualquer coisa que tenha em anexo o nome ‘Cyanogen’. Muitos de vocês devem saber que CM e CyngnOS são produtos distintos, contudo as manchas de muitas ações tomadas pela Cyngn são difíceis de remover. Dada a dependência do CM ao Cyngn para suporte monetário e base de fonte compartilhada, não é difícil entender por que a confusão permanece.
Esta ação mais recente da Cyngn é definitivamente um sopro de morte para o CyanogenMod.
No entanto, o CM sempre foi mais do que o nome e mais do que a infra-estrutura. O CM foi um sucesso baseado no espírito, na engenhosidade e no esforço de seus contribuidores individuais.
Abraçando esse espírito, nós, a comunidade de desenvolvedores, designers, mantenedores de dispositivos e tradutores tomamos as medidas necessárias para produzir um fork do código fonte do CM e patches pendentes. Isso é mais do que apenas uma reformulação. Este fork retomará o esforço da comunidade que usou para definir o CM, mantendo a qualidade profissional e confiabilidade que você sempre espera.
CM tem servido a comunidade ao longo dos seus 8 longos anos. Foi a nossa casa, reunindo amigos de todo o mundo para celebrar a nossa alegria de construir e presentear.
Obrigado e Adeus,
A Equipe CyanogenMod”

você pode gostar também Mais do autor

Comentários