Lançada primeira versão Alpha da distribuição Trisquel GNU/Linux 8.0

Lançada primeira versão Alpha da distribuição Trisquel GNU/Linux 8.0

Chamado de Flidas, o Trisquel GNU/Linux 8.0 utiliza o kernel Linux-Libre 4.4 e é construído em torno do ambiente de trabalho MATE 1.12.1. Isso mesmo, o Trisquel GNU/Linux não utilizará mais o ambiente de trabalho GNOME como seu ambiente padrão.



O motivo da adoção do MATE 1.12.1 se deve ao fato das edições atuais do GNOME exigirem uma aceleração 3D e, em muitos casos, isso exige a instalação de drivers gráficos não livres.

“Essa decisão vem das edições atuais do GNOME que exigem uma aceleração 3D, um requisito que, em muitos casos, obriga o usuário a escolher entre uma experiência e desempenho degradados ou o uso de drivers gráficos não livres. Com isso, decidimos proporcionar um ambiente de trabalho totalmente funcional e de alto desempenho para todos os usuários.”

Trisquel GNU/Linux 8.0 sendo executado no QEMU

Por ser uma versão Alpha, o Trisquel GNU/Linux 8.0 Flidas ainda não possui uma galeria de softwares predefinida, nem mesmo um instalador no modo Live ou texto (CLI), ou seja a instalação do sistema será impossível. Todos eles, junto com a nova artwork e outras melhorias necessárias devem ser implementadas nos próximos lançamentos do desenvolvimento.

Abaixo, você encontrará os links para baixar o Trisquel GNU/Linux 8.0 Flidas, mas tenha em mente que esta é uma versão Alpha e muitos bug estarão presentes.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários