The Document Foundation anuncia o MUFFIN, novo conceito de interface para o LibreOffice



A The Document Foundation anunciou recentemente em seu blog, um novo conceito de interface de usuário que chega ao LibreOffice, o MUFFIN, baseado em esforço conjunto dos times de desenvolvimento, design e marketing. O MUFFIN é um acrônimo para My User Friendly & Flexible Interface e foca nas principais áreas sugeridas por usuários durante o desenvolvimento do conceito. 

PESSOAL

Cada usuário tem uma necessidade específica e um jeito particular de usar as ferramentas do LibreOffice, e agora os usuários poderão escolher como o conjunto de ferramentas ficará disposto na interface.

USER FRIENDLY

Os usuários poderão definir os próprios níveis de conforto, atendendo aos pedidos da comunidade.

FLEXIBLE

O aumento de números de usuários instalando o software em diversos dispositivos (desktops e notebooks), cada um com tamanhos de telas e resoluções diferentes, gerou a demanda por uma interface de usuário (IU) que aproveite melhor o espaço da tela.

INTERFACE

MUFFIN é a combinação de vários elementos da IU, que será disponibilizada a partir da versão 5.3 do LibreOffice na forma padrão ou experimental: a IU padrão (com barras de ferramentas), a IU com barra única, e a nova barra de abas (experimental). 

COMO TESTAR

O MUFFIN só está disponível na versão de pré-lançamento do LibreOffice 5.3, e por ser um pacote dev, ele poderá ser instalado em paralelo com a versão que você utiliza atualmente. Para baixar, acesse o link abaixo e escolha o pacote desejado.
Para utilizar a NotebookBar faça o seguinte: vá em Ferramentas > Opções > Avançado e marque a opção Ativar funcionalidades experimentais e reinicie a aplicação. Depois, vá em Exibir > Toolbar Layout e selecione a opção NotebookBar. Você pode alternar entre Tabs e Contexto de grupo na opção Exibir > Interface NotebookBar.
Vale lembrar: por ser uma versão em desenvolvimento, podem haver alguns bugs e erros de tradução, caso utilize o pacote pt-br. 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários