Comunidade LibreOffice Brasil anuncia o Guia de Introdução ao LibreOffice 5.0

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
A Comunidade Brasileira do LibreOffice anuncia a disponibilidade do Guia de Introdução LibreOffice 5.0, contendo as inovações e melhorias da versão 5.0. O guia é uma atualização em profundidade do Guia do Iniciante 3.0 lançado em 2012 e contém a descrição das modificações tanto internamente no software quanto na sua interface de usuário.
A obra contém 14 capítulos e 2 apêndices e cobre todos os 6 módulos do LibreOffice, além de abordar os assuntos relacionados a estilos, macros, personalização do software, impressão e exportação em PDF, gráficos e imagens, formatos de arquivos, formatos Open Document Format e sobre o software livre.

A equipe de tradução da comunidade utilizou a ferramenta OmegaT e o servidor Github para uma tradução assistida do texto do inglês, aproveitando da versão 3.0 do mesmo guia como memória de tradução. Com essa combinação de ferramentas o tempo de tradução foi muito curto, ao redor de 1 mês e com a equipe trabalhando em capítulos. Por outro lado, o tempo de revisão e de atualização das imagens e das caixas de diálogo demorou muito mais, e é agora um ponto de atenção para o próximo volume a traduzir pela equipe.

Participaram da equipe de tradução, profissionais de TI, tradutores, engenheiros, professores e técnicos. A equipe foi composta por:

Chrystina Pelizer (líder do projeto e colaboradora do website)
Vera Cavalcante (revisora e montadora do volume final)
Túlio Macedo (tradutor, revisor e webdesigner to site de documentação em português)
Raul Pacheco da Silva, Douglas Vigliazzi, 
Clarice Vigliazzi, João Mac-Cormick, José Roberto Siqueira, Olivier Hallot (tradutores e revisores)

O trabalho de revisão foi feito em dois ciclos sucessivos para reduzir os erros ao máximo. Utilizou-se a versão 5.0 do LibreOffice para testar todas as indicações do guia, confirmando assim, se as descrições estavam condizentes com a versão.

Para o sucesso dessa tarefa, fizemos a captura de imagens e resolvemos as indexações das páginas e figuras de todos os capítulos. Afirmou Vera Cavalcante – Revisora voluntária, “Temos certeza de que criamos uma obra de grande valor para os usuários do LibreOffice”, completou.

A equipe foi formada em atendimento a um chamado pela lista de documentação. As tarefas foram definidas: aprender o uso de duas ferramentas para aproveitar grande parte do trabalho feito para a versão 3.0 do Guia e com elas, gerar a documentação para a versão 5.0, substituir as figuras para português e revisar tudo isso. declarou Chrystina Pelizer – líder do projeto.

Foram feitas reuniões semanais pelo hangout para acompanhamento constante dos trabalhos. Com o uso dessas ferramentas o trabalho mais rápido foi o da tradução, primeira etapa. Nas próximas, as figuras foram traduzidas e foram realizadas as revisões. Com a participação de todos, o trabalho levou pouco menos de 6 meses para ser concluído.

O novo guia de Introdução ao LibreOffice 5.0 tem 431 páginas e pode ser baixado e impresso sem qualquer restrição por qualquer usuário ou empresa que esteja instalando o LibreOffice para seus funcionários, bastando respeitar a licença Creative Commons Attribution indicada na obra. Estão disponíveis nas extensões PDF e em ODT que podem ser usadas para estudo de edição dos textos. Os arquivos podem ser baixados do novo site de documentação da The Document Foundation, em http://documentation.libreoffice.org/pt-br/ .

Você também pode se envolver com o trabalho voluntário em muitas áreas: desenvolvimento, controle de qualidade, documentação, tradução, suporte ao usuário e muito mais. Para mais informações acesse o site LibreOffice.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comentários