Como instalar o Qt-creator na sua distro Linux direto da fonte

Aprenda a instalar a IDE qt-creator diretamente da fonte

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Para quem ainda não conhece, o Qt-creator é uma IDE do projeto Qt disponível para Linux e outros sistemas operacionais. Com ela é possível desenvolver aplicações em Qt, C++, Qml para desktop e mobile, possuindo uma fantástica documentação e tutoriais para quem está iniciando e para quem já possui conhecimento avançado.

Na maioria das distribuições Linux, o Qt-creator está disponível via repositórios, porém nem sempre temos a última versão, no Ubuntu 17.04, por exemplo, temos a versão 4.1.0 do Qt-creator sendo que a última versão estável é a 4.2.2, lançada recentemente no dia 21 de Abril e felizmente, sua instalação diretamente da fonte é algo simples.

O que temos de novo no Qt-creator 4.2.2?

Basicamente tivemos correções de bugs anteriores os quais podem ser conferidos aqui, além disso, utiliza o Qt 5.8 que trouxe diversas melhorias

Como instalar o Qt-Creator no Linux

O primeiro passo é acessar o site da Qt e realizar o download onde terá algumas opções para selecionar. Aqui usaremos a versão open source (sim, o Qt-creator possui também uma licença comercial custando a bagatela de U$ 3450 até a edição deste post). Voltando a nossa realidade, a opção Open Source não deve em nada comparada a versão comercial, a diferença é o suporte comercial, algumas perfumarias mínimas e uma certa facilidade para tornar seu app disponível na Apple Store.

Após baixar o Qt-creator basta no terminal acessar o local onde o arquivo de instalação foi baixado :

sudo chmod +x qt-unified-linux-x64-2.0.5-2-online.run
./ qt-unified-linux-x64-2.0.5-2-online.run

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comentários