1 milhão de bots usados para desinformação são derrubados pela Ucrânia

As mensagens espalhadas pelos bots estavam alinhadas com a propaganda russa

A polícia cibernética ucraniana (SSU) desativou uma enorme fábrica de bots (robôs). Cerca de 1 milhão de bots foram derrubados pela polícia da Ucrânia, usados para a desinformação nas redes sociais.

O objetivo dos bots era desacreditar informações provenientes de fontes oficiais do estado ucraniano, desestabilizar a situação social e política no país e criar conflitos internos.

Bots derrubados pela Ucrânia

Como as mensagens espalhadas pelos bots estavam alinhadas com a propaganda russa, então acredita-se que os operadores da máquina de desinformação sejam membros dos serviços especiais russos. De fato, a investigação da SSU levou ao líder do grupo criminoso, um “especialista político” russo que no passado viveu em Kyiv.

“De acordo com a investigação, esta pessoa estava organizando informações e atividades subversivas, que foram ordenadas por uma das forças políticas domésticas”, explica o comunicado da SSU. “Para coordenação, ele esteve em contato com o atual parlamentar, que é membro do círculo próximo da antiga liderança do nosso estado.”

A investigação da polícia ucraniana ainda está em andamento para descobrir quaisquer outros participantes da operação que serão acusados ??de violações do artigo 361.2 do código penal do país.

Fazenda de bots massiva

A “fazendas” de bots desmantelada pela SSU estava localizado em Kyiv, Kharkiv e Vinnytsia e contava com 1.000.000 de bots para espalhar desinformação. Para criar esse exército online, os agentes de ameaças usaram 5.000 cartões SIM para registrar novas contas de mídia social.

Além disso, os operadores usaram 200 servidores proxy que falsificaram os endereços IP reais e evitaram a detecção de atividades fraudulentas e bloqueios pelas plataformas de mídia social. De acordo com a SSU, os operadores da ação desenvolveram e implantaram software personalizado para gerenciar remotamente as contas de mídia social pseudônimas, coordenando-as para enviar as mensagens de propaganda necessárias.

Imagem: Bleeping Computer

Desinformação em tempos de guerra

O poder das notícias falsas não pode ser subestimado, especialmente em tempos de dificuldades, acesso limitado à Internet e agitação geral. Os russos estão envolvidos há muito tempo em campanhas de desinformação e investiram em fazendas de bots sediadas na Ucrânia visando a população local.

Desde o início da guerra, a SSU identificou e neutralizou mais de 1.200 ataques cibernéticos contra o Estado e outras entidades críticas e denunciou e derrubou 500 canais do YouTube que coletivamente tinham 15 milhões de assinantes.

Além disso, a agência relatou 1.500 canais e bots do Telegram e outras 1.500 contas do Facebook, Instagram e TikTok por espalhar propaganda russa.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile