11 ferramentas de código aberto para escritores

A comunidade de código aberto produz uma grande quantidade de software para diferentes usos. Produção de filmes, carros inteligentes, internet das coisas. Estes são alguns exemplos. Veja a seguir onze ferramentas de código aberto para ajudar  escritores a serem mais criativos.

Por que ferramentas de código aberto para escritores?

Antes de começarmos, gostaria de explicar brevemente por que o código aberto é importante. Quando pensamos no software que usamos para escrever, a maioria das pessoas pensa em programas criados por grandes corporações como o Microsoft Word Scrivener. Esses programas custam dinheiro e são criados por grandes equipes de programadores. A qualquer momento, essas empresas e esses produtos podem desaparecer e não estar mais disponíveis.

Programas de código aberto são um pouco diferentes. A grande maioria é gratuita. O código usado para criá-los está disponível gratuitamente, o que significa que, se o desenvolvedor original parar de trabalhar em seu projeto, alguém poderá adotá-lo. Isso também significa que, se você tiver algum conhecimento de codificação, também poderá contribuir com o projeto. Os desenvolvedores de código aberto geralmente respondem muito mais rápido aos seus usuários do que as grandes organizações multinacionais.

1. Bibisco

Bibisco é um aplicativo desenvolvido para ajudá-lo a escrever histórias, principalmente romances. O está na criação do personagem. Bibisco faz uma série de perguntas sobre cada personagem da sua história. As perguntas ajudarão você a ter uma ideia sólida de como seu personagem se parece, quais são seus motivos e qual é seu background. Também possui um local para armazenar imagens que ajudam a criar uma imagem mental de seus personagens.

O Bibisco vem com um recurso de análise interessante que permite ver rapidamente quais caracteres e quais locais apareceram em diferentes capítulos. Inclui um editor de texto com aparência decente que possui recursos básicos de formatação. Bibisco é lançado sob a GPL. Está disponível para Linux, Windows e Mac.

2. Manuskript

Manuskript é outra ferramenta de criação de romance. Esta aplicação se concentra em delinear. Observando a ferramenta de estrutura de tópicos detalhada, você pode ver em que estágio cada capítulo está e quais personagens estão envolvidos. Você também pode reorganizar facilmente os capítulos. Ele usa o método de snowflake (floco de neve) para ajudá-lo a construir seu romance.

O Manuskript inclui um analisador de frequência, para que você possa ver quais palavras ou frases você repete e com que frequência. Eles até incluíram um modo de escrita livre de distração. Manuskript é lançado sob a GPL v3. Está disponível para Linux, Windows e Mac.

3. oStorybook

O oStorybook é mais uma ferramenta destinada a ajudá-lo a criar romances. O objetivo deste programa é organizar os diferentes elementos da sua história, para que você possa se concentrar na escrita. Ele inclui uma árvore hierárquica, para que você possa ver como todos os personagens e eventos estão relacionados. O programa também possui uma verificação ortográfica e uma lista de tarefas. Como os outros aplicativos de criação de romance, você pode criar relatórios para ver com que frequência os caracteres aparecem e quando.

É lançado sob a GPL. oStorybook é construído com Java, portanto, será executado no Linux, Windows e Mac

4. GitBook

O GitBook é um serviço usado principalmente para redação técnica, mas funciona para um escritor de ficção. O GitBook utiliza o sistema de controle de versão git para acompanhar as alterações no documento que você está escrevendo. Também permite que vários usuários colaborem em um livro.

Você pode escolher uma conta gratuita ou pagar US $ 7 por mês. Se você escolher uma conta gratuita, todo o seu trabalho estará disponível ao público enquanto você escreve. A conta paga oferece a capacidade de criar um livro particular.

O GitBook Editor é um aplicativo que permite gravar seus documentos no seu computador usando Markdown ou Asciidoc. Está disponível para Linux, Windows e Mac.

5. Trelby

Se o roteiro é mais a sua praia, você deve conferir Trelby. O Trelby é criado para “aplicar o formato e a paginação de scripts corretos” e inclui preenchimento automático e verificação ortográfica. Também apresenta relatórios de cena, localização, personagem e diálogo. Você também pode usá-lo para comparar seu script e ver o que mudou entre as versões.

Você pode importar arquivos de vários aplicativos de roteiro, incluindo: Final Draft XML (.fdx), Celtx (.celtx), Fountain (.fountain), Adobe Story (.astx) e Fade In Pro (.fadein). Você também pode exportar HTML, RTF, XML final de rascunho (.fdx) e Fonte (.fountain).

Trelby está disponível sob a licença GPL. É executado no Linux e Windows. Outra ferramenta de código aberto para roteiros é o KIT Scenarist.

6. ghostwriter

Ghostwriter é um dos melhores. Este aplicativo permite que você use a linguagem Markdown para criar documentos. É livre de distrações por design. Pode exportar para HTML, Word, ODT, PDF, Epub e muito mais. Um recurso interessante é que ele converterá cabeçalhos em capítulos se você exportar para o Epub.

O Ghostwriter é licenciado sob a GPL v3. Pode ser executado no Linux e Windows.

7. Scribus

O Scribus é um aplicativo de editoração eletrônica gratuito e de código aberto. Embora não tenha sido projetado para ajudá-lo a escrever o próximo grande romance, você pode usar o Scribus para fazer o layout do livro final. Ele oferece suporte a “poderosas ferramentas de desenho vetorial, suporte a um grande número de tipos de arquivos via filtros de importação e exportação, emulação de daltonismo ou renderização de linguagens de marcação como LaTeX ou Lilypond”.

O Scribus pode ser executado no Linux, FreeBSD, PC-BSD, NetBSD, OpenBSD, Solaris, OpenIndiana, Debian GNU/Hurd, Mac OS X, OS/2 Warp 4, eComStation, Haiku e Windows. É lançado sob a GPL.

8. Markdown

Markdown é mais do que uma ferramenta. É também uma sintaxe de formatação. Isso significa que você pode escrever suas histórias em um editor de texto simples e depois convertê-las para qualquer formato de documento. Tudo o que você precisa fazer é adicionar uma série de símbolos ao longo do documento. Isso é ótimo porque impede que você seja bloqueado em um programa ou formato de arquivo apenas para vê-lo morrer.

Para usar o Markdown, você normalmente precisa usar um editor de texto que suporte o Markdown. Ghostwrite de cima é o meu favorito. O Markdown é liberado sob uma licença personalizada.

9. AsciiDoc

O AsciiDoc é outra sintaxe de formatação de documento. Embora a redução esteja limitada à formatação básica, o AsciiDoc oferece suporte para mais opções, como notas de rodapé, tabelas, referências cruzadas, vídeos incorporados no YouTube e muito mais. Pode ser usado na criação de notas, documentação, artigos, livros, ebooks, apresentações de slides, páginas da web, páginas de manual e blogs. Os arquivos AsciiDoc podem ser convertidos em HTML, PDF, EPUB e páginas de manual. É lançado sob a GPL v2.

O AsciiDocFX é um bom lugar para começar. Mesmo nós temos nosso próprio manual de introdução ao AsciiDoc, ao qual você pode consultar.

10. Fountain

Embora o Markdown e o AsciiDoc possam ser usados para criar uma ampla variedade de documentos, o Fountain é muito mais especializado. Ele foi projetado com um objetivo, criar roteiros. A beleza de Fountain é que ele permite que você adicione a formatação correta ao seu roteiro enquanto escreve, sem precisar tirar os dedos. Aqui está uma lista de aplicativos que suportam o Fountain.

Fountain é liberado sob a licença do MIT.

11. LaTeX

O LaTeX é um sistema de preparação de documentos legível. Embora esse sistema tenha sido criado para artigos científicos, ele pode ser usado para criar livros lindamente formatados. Você usa uma série de dicas de marcação para definir a estrutura do seu documento e também adicionar citações e referências cruzadas. O produto final pode ser convertido em vários formatos de arquivo. Existem vários editores de LaTeX para Linux e outras plataformas que você pode usar. Apenas para testar o LaTeX, dê uma olhada no Lyx. O LaTeX é lançado sob a licença pública do projeto LaTeX.

It’s Foss

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile