Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Conheça os atalhos do XFCE para usar no Xubuntu!

Neste artigo iremos apresentar alguns atalhos do XFCE que foram elaborados pela equipe Xubuntu para ajudá-lo a utilizar o seu sistema de forma mais eficiente. Vários dos recursos que serão abordados são novos para quem irá atualizar o 14.04 LTS para 16.04 LTS. A equipe irá cobrir também algumas características que foram no Xubuntu por muito tempo, por aquelas que são completamente novas para o sistema operacional.
Conheça os atalhos do XFCE para usar no Xubuntu!
Além das teclas de atalho do aplicativo, você poderá especificar atalhos para ações do Gerenciador de janelas e uma chave especial para clicar e arrastar janelas mais rapidamente. Vamos ver como faz isso!

Atalhos do Gerenciador de janelas

Os atalhos do Gerenciador de janelas permitem você executar todos os tipos de ações para as janelas, incluindo alternador de programas, redimensioná-las e mostrar a área de trabalho. Alguns dos mais úteis estão listados abaixo:
  • Alt + Tab para alternador de programas e mudar de janelas (Alt + Shift + Tab para voltar o alternador de programas em sentido reverso);
  • Super + Tab para alterar as janelas do mesmo aplicativo;
  • Alt + F5 para maximizar as janelas horizontalmente;
  • Alt + F6 para maximizar janelas verticalmente;
  • Alt + F7 para maximizar janelas (verticalmente e horizontalmente);
  • Alt + barra de espaço para o menu de operações das janelas.


Dica:
Você poderá encontrar e editar todas as teclas de atalho do Gerenciador de janelas: Menu → gerenciador de configurações → gerenciador de janelas → no guia do teclado.

A tecla de segurar e arrastar

O XFCE usa tecla especial que ajuda a clicar e arrastar janelas. O padrão dessa tecla é Alt.
Quando você clicar e arrastar a janela com o botão esquerdo do mouse, poderá mover a janela. Quando clicar e arrastar com o botão direito do mouse, poderá redimensionar a janela.
Para alterações da tecla, clique em arrastar, vá em:  Menu → gerenciador de configurações → Tweaks do gerenciador de janelas → acessibilidade e alterar a configuração da tecla usado para clicar e arrastar janelas.

Fácil não é! Gostou das dicas? Conte-nos o que que achou.

Comentários