Nova OS: O Sistema Operacional apoiado pelo governo cubano!

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Algo que recentemente chamou a atenção da comunidade Linux em geral foi a existência de um sistema operacional baseado no kernel Linux desenvolvido por estudantes da Universidade de Ciência da Computação de Havana, apoiado pelo governo cubano.

Nova OS: O Sistema Operacional apoiado pelo governo cubano!

O Sistema Operacional é chamado Nova OS e sua última versão é a 4.0. Lançada em 22 de Março de 2013, é baseado no Ubuntu 12.04 LTS e usa o GNOME 3 como ambiente gráfico. Isso significa que Nova OS não usa a interface Unity do Ubuntu, e proporciona aos usuários um layout tradicional composto por dois painéis, usando o Gnome-shell, porém com um visual customizado.
No momento, Nova OS 4.0 é distribuído em três edições: “Escritório”, “Ligero” e “Servidor”. A edição “Escritorio” é a principal, também conhecida como Desktop CD, entrega aos usuários um desktop para uso doméstico ou empresarial, completamente baseado no Gnome.
Por outro lado, a edição Ligero oferece uma interface mais leve para máquinas menos robustas e computadores antigos ou com componentes de hardware já ultrapassados. A edição Servidor, como o próprio nome já diz, é voltada para hospedagem de servidores.
De acordo com a página do Wikipedia do projeto, o Nova OS foi criado com um único objetivo: substituir o Windows de todos os computadores de Cuba. “O movimento do software livre é parecido com a ideologia do povo cubano, acima de tudo, pela independência e soberania”, disse Hector Rodriguez, diretor da UCI.
Como mencionado, a atual versão do Nova OS é a 4.0, distribuída através do site oficial no formato de imagens de CD Live ISO que contém pacotes otimizados para arquitetura 32-bit(i686). Não há no momento uma versão 64-bits, mas espera-se que isso apareça como uma das novidades do Nova OS 5.0.
O Nova OS vem com aplicações conhecidas do mundo do software livre, como o LibreOffice, Mozilla Thunderbird, Samba, Nautilus e Wine.

Para acessar o site do projeto clique no botão abaixo:

Página do Projeto



Mesmo com a notícia recente a distribuição foi descontinuada!
[ads-post]
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comentários