Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Canonical está pensando em acabar com suporte do Ubuntu para PC’s de 32 bits!

Canonical está considerando fim do suporte para PCs de 32 bits!

Há exatos dois dias, a Canonical través do Dimitri John Ledkov (Engenheiro de Software da Canonical) começou um projeto sobre como Canonical vai lidar com suporte de 32 bits (i386) para o próximo Ubuntu. Esta não é a primeira vez que os desenvolvedores do Ubuntu discutem a questão com a Canonical em torno dos PC’s de 32 bits. Ainda assim, cada vez que um desenvolvedor re-abre o tópico, as coisas estão ficando muito sérias, e agora parece que Dimitri John Ledkov tem um plano bastante decente em limitar a instalação do Ubuntu de 32 bits, a partir do próximo Ubuntu 16.10. Como já vimos, o Debian também está considerando deixar encerrar o suporte para arquiteturas de hardware mais antigas, neste caso a de 32 bits mas, já a partir do Debian GNU/Linux 9 “Stretch”.

Ainda sim, Dimitri deixou claro que as imagens i386 não é de graça, mas, no sentindo de que é exigido muito trabalho em torno delas, ele disse que a versão antiga, requer muito trabalho pelas ilhas de criação, controle de qualidade e validação de tempo. Além disse citou que ocupa espaço nos espelhos e consome banda em seus downloads. 
Portanto, o desenvolvedor sugere que comecem a trabalhar já no Ubuntu 16.10 e até que a próxima versão LTS (Long Term Support), o Ubuntu 18.04. A Canonical deve continuar fornecendo os pacotes de 32 bits (i386) para executar aplicações legadas em sistemas de 64 bits. Mas não vão continuar com as ISO’s do Ubuntu desktop e Server. 
Então, se eu li direito na lista, e você pode ler também, esse plano, pode começar já na próxima versão do Ubuntu 16.10 “Yakkety Yak”, se isso acontecer mesmo, quer dizer que não haverá imagens do Ubuntu Desktop ou Server em 32 bits disponíveis para download. A mesma coisa deve acontecer com o Ubuntu 17.04 e 17.10 do Ubuntu também.
E aí vem o Ubuntu 18.10, em 2018 certamente o suporte para PC’s de 32 bits terá desaparecido por completo, e os usuários poderão executar os aplicativo de 32 bits através do famoso Snaps. Existe uma pesquisa que está sendo feita, para saber se os usuários querem o fim do suporte, então ajude a chegar em um denominador, porque o assunto costuma esquentar as listas do Ubuntu. 
Responder Pesquisa
[ads-post]
Comentários