Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como acessar o Facebook pelo terminal

Como todo e bom nerd, tem coisas que a gente gosta mesmo de experimentar, então vai essa dica que você pode usar em qualquer site, não só no Facebook!

Então, quer matar a curiosidade e se divertir um pouco? Então execute o comando abaixo, teste outros sites e veja um pouco mais de uma de milhares de possibilidades que podemos ter com o nosso GNU/Linux.

links www.facebook.com
Caso você não tenha ainda o pacote “links” basta instalar utilizando o gerenciador de pacotes de acordo com a sua distribuição!
Como podemos observar tratam-se de links alternativos que nos direcionam para páginas em outros idiomas. Entre eles encontramos um link bastante curioso chamado, simplesmente, de “alternate”, que ao colocarmos o cursor sobre o mesmo vemos que trata-se do Facebook mobile, ou seja, o link geralmente usado para acessar nossa conta via dispositivos móveis.
Para minha surpresa, ao tentar acessar por meio deste link, consegui entrar na rede social de primeira e consegui usar recursos como publicação de status, comentários, publicação de imagens, bate-papo, notificações etc. Até agora deu para fazer praticamente tudo em modo texto, lógico que não dá para ver as imagens (até dá para visualizar imagens, mas aqui não será abordado como fazê-lo) e nem os vídeos.
Para quem não tem o navegador basta instalar o pacote links na sua distribuição e rodar um dos comandos que segue:
links m.facebook.com
Ou:
links mbasic.facebook.com
Preencher os dados de acesso dar Enter e pronto, você pode usar o Facebook em seu terminal sem problemas. Seguem imagens da tela de login e do Facebook no navegador Links:
A interface não é muito organizada, mas basta prestar atenção nos links que dá para navegar tranquilamente. Ah, o link para sair encontra-se no rodapé da página. Podemos usar, também, os navegadores W3M, Links2 e Elinks para acessar da mesma forma.
A dica é essa, sei que muitos já podem conhecer e usá-la, mas o fato é que a informação não está disponível para quem deseja experimentar e usar. Espero que tais informações sejam úteis para todos, até mais.

Comentários