Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Conheça projetos sob código aberto para programar em COBOL

Uma figura emblemática do início da história da computação, Grace Hopper é a criadora da linguagem de programação COBOL. De suas muitas reivindicações à fama, ela inventou o primeiro compilador e ajudou a disseminar a adoção de linguagens de programação independente de máquina. Hoje seu legado vive de muitas maneiras, incluindo a Grace Hopper Celebration of Women in Computing (ou em tradução livre Celebração Grace Hopper das Mulheres em Computação).
A linguagem COBOL é, muitas vezes, vista como uma relíquia de uma época onde computadores possuíam o tamanho de uma sala. Em certa medida, isto é verdade. Na maioria dos casos o COBOL sendo escrito hoje é para a manutenção de alguns programas já existentes, e não para a criação de novos projetos.
Existem algumas ferramentas disponíveis, que tornam o COBOL utilizável em computadores modernos como a utilização de outras linguagens de programação mais modernas. Abaixo, irei apresentar três projetos de código aberto que usam COBOL em computadores com Mac OS, Linux ou Windows.

GnuCOBOL

GnuCOBOL (anteriormente conhecido com OpenCOBOL) é um compilador COBOL sob código livre. É um compilador multiplataforma disponível para os sistemas Linux, Windows, MacOS e BSD.
O GnuCOBOL transforma um programa COBOL (código-fonte) em um programa C. O programa C pode então ser compilado no código real usado pelo computador (código objeto) ou em uma biblioteca em que outros programas podem chamá-lo.
Conheça 3 projetos sob código aberto para programar em COBOL

Sob sistemas operacionais como UNIX e o Linux, o compilador GCC é usado. Para o Windows, o pacote Visual Studio Express, da Microsoft fornece o compilador C. A compilação de duas fases é geralmente realizada por um único comando, mas uma opção existe para permitir que o programador pare após a compilação de código C for gerada. O GnuCOBOL é multiplataforma, possuindo uma documentação bem extensa e muito bem detalhada auxiliando bastante aos iniciantes e programadores avançados também.


OpenCobolIDE

Você pode escrever seu código fonte usando um editor de texto de sua escolha, mas ambientes de desenvolvimento integrados (IDE’s) tornam a nossa vida mais fácil. O OpenCobolIDE é um IDE concebido para trabalhar com o COBOL. Fornecendo ótimas ferramentas para programação, como:

  • Marcador de sintaxe;
  • Esquemas de cores escuras e temas;
  • Oferece a opção de compilar como um programa (.exe) ou como um subprograma (.so / .dll);
  • dentre outras opções.

 

OpenCobolIDE

OpenCobolIDE é um programa muito bem concebido e sua interface é simples e não deve exigir muito esforço para se acostumar, mas se o usuário precisar de ajuda, a documentação do OpenCobolIDE fornece uma boa visão geral da IDE.
O OpenCobolIDE é multiplataforma, clicando aqui você pode baixar os instaladores para os sistemas Windows, Mac e Linux.

COBOL bridge for NodeJS

Talvez você gostaria de combinar algum código COBOL com uma tecnologia de desenvolvimento mais moderno? Se for esse o caso, você está com sorte. O COBOL bridge for NodeJS permite que você use o código COBOL em projetos com o Node.js.

De acordo com o desenvolvedor, o projeto está pronto para uso em produção, mas honestamente, é muito improvável que ele está realmente sendo (ou nunca será) utilizado em produção.
Será que algum leitor empreendedor vai chegar a um uso prático COBOL e compartilhar a história de seu projeto com a gente?

 Fonte

“>

Fonte Fonte
Comentários