Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Instalando programas pelo código fonte no GNU/Linux!

Neste artigo, vamos aprender como instalar programas pelo código fonte. Isso pode parecer uma tarefa bem complicada, mas não é. Na maioria das vezes usamos ferramentas para instalar os programas sem necessidade de compilar ou corrigir dependências, como o apt-get, aptitude, yum ou pacman, uma vez que eles fazem isso tudo para gente. Mas existem alguns programas que vêm apenas com o código fonte, então temos que compilar, que é transformar o “texto” (linguagem de programação) em arquivos binários, pois é essa linguagem que o computador entende.

 

Antes de tudo

Primeiramente, temos que, baixar o pacote build-essential que contém as ferramentas necessárias para compilação. No Debian e derivados, devemos executar o comando:
$ sudo apt-get install build-essential

 

 

Instalação propriamente dita

Feito isso, agora temos que descompactar o arquivo que contém o código fonte, na maioria das vezes o código fonte vem compactados nos formatos .gzip ou bzip2. Então para descompactá-los executaremos o seguinte comando

$ tar -xvzf pacote.tar.gz

 

Entre no diretório que foi descompactado. Lembrando onde tem “allythy” é o nome do seu usuário.

$ cd /home/allythy/Downloads/pacote

 

Entre no diretório que foi descompactado. Dentro dele, é sempre recomendado ler os arquivos readme e install antes. Agora temos que executar um script, que na maioria da vezes vem como o nome “configure”. Esse script verifica no sistema se existem todas as dependências necessárias para a compilação do programa, se for concluído com sucesso, irá gerar o arquivo Makefile que contém as informações para compilação. Para executar o script basta usar esse comando:
$ ./configure

Para compilar, usamos o comando make, que vai ler o arquivo Makefile com as instruções de compilação e executar cada etapa. Isso pode demorar um pouco dependendo do software e do seu computador.

$ make

Depois que o programa foi compilado, usamos o comando make install que vai mover os arquivos que foram compilados para os seus devidos lugares, assim concluindo a instalação. Lembrando que esse comando tem que ser executado com a permissão de administrador.

$ sudo make install

Uma dica, depois da instalação use o comando make clean, para que ele apague os arquivos temporários que foram gerados durante a instalação.

Para desinstalar um programa que foi instalado pelo código fonte também é muito simples, primeiros temos que entrar naquele diretório que foi descompactado.
$ cd /home/allythy/Downloads/pacote

Feito isso, é só digitar o seguinte comando:

$ sudo make uninstall

 

Se por algum motivo essa opção não deu certo, não se preocupe você pode usar o comando whereis para localizar os arquivos e depois apagá-los.
$ whereis nome-do-pacote
$ sudo rm -r caminho-do-pacote

 

Como você pode ver não tem nada de complicado em instalar programas pelo código fonte, basicamente são três comandos :
$ ./configure
$ make
$ sudo make install

 

Espero que tenha sanado suas dúvidas sobre esse assunto.

Comentários