Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

VMware pode ter violado licença do Linux!

VMware pode ter violado licença do Linux!
Uma ação foi aberta no tribunal distrital de Hamburgo, na Alemanha pelo desenvolvedor do kernel Linux, Christoph Hellwig, com o financiamento da Organização sem fins lucrativos Software Freedom Conservancy, que trabalha para “promover, melhorar, desenvolver e defender” o software livre e de código aberto.
A VMware pode ter combinado o seu próprio código vmkernel com parte do código do Linux, que foi licenciado apenas sob a GPLv2, VMware nega as acusações do processo.
Christopher Helwig é o mantenedor de armazenamento Linux SCSI, e um dos 10 maiores contribuintes para o kernel Linux. Ele tem vindo a perseguir à VMware sobre a questão por um ano. VMware usa uma parte do kernel 2.4 com uma grande bolha binário, dando um trabalho derivado do kernel do Linux que não é legalmente redistribuído.
Christopher Helwig descobriu o uso indevido de licença em 2011, e tentou negociar com a VMware para buscar o cumprimento GPL em 2012 e 2013 para oferecer o código-fonte para o arquivo ferramenta BusyBox Unix em seus produtos ESXi.
A FSF emitiu um comunicado em apoio à Hellwig e o Software Freedom Conservancy, que sustenta que, embora processos judiciais são um último recurso, neste caso, as ações da VMware violado o espírito de distribuição de software livre. Segundo Sullivan, a FSF espera os resultados de processos judiciais para VMware concordar em liberar o código como software livre para beneficiar os usuários, desenvolvedores e empresas que concordaram sob a GPL para compartilhar o código em primeiro lugar.
via sdtimes

[ads-post]
Comentários