Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Conheça o Nootka! Software Open Source que vai te ensinar música

Se você quer aprender ou se aperfeiçoar um pouco mais em um instrumento musical, o Nootka irá te auxiliar a trilhar esse caminho. Desenvolvido para ajudá-lo compreender e melhorar os conceitos básicos de leitura da notação musical, praticando vários tipos de exercícios. O Nootka fornece o resultado em tempo real, possui vários níveis de dificuldades e é customizável.

 
O aplicativo foi desenvolvido especialmente para quem quer aprender, ou já toca, violão, guitarra e contra-baixo, mais pode ser adaptado a qualquer outro instrumento caso você saiba o intervalo de tons do seu instrumento. Possui uma interface interativa, um algoritmo de detecção de tom que pode capturar sons a partir de qualquer microfone ou webcam e exibi-los na pontuação. Porém, o forte do Nootka, são os exercícios e exames.

O aplicativo faz uma pergunta que pode ser uma única nota ou melodia inteira, uma posição sobre o braço da guitarra, uma melodia tocada ou apenas o nome da nota. Então, você pode tocar a resposta no instrumento, escrever a partitura da melodia que ouviu ou simplesmente digitar o nome da nota. O Nootka possui alguns níveis de dificuldade e, você pode criar o seu ou um professor pode preparar os níveis para os alunos.
Ao praticar com o Nootka, ele atuará como seu professor, vai mostrar os seus erros, dar dicas e ajudá-lo a corrigir, porém, quando for realizar o exame, ele é um professor rigoroso: não haverá dicas e a pontuação pode ser reduzida. Os exames podem ser armazenados em arquivos para que os usuários e professores façam a análise posteriormente.

O aplicativo pode ser personalizado para as necessidades de cada usuário, por exemplo, você pode selecionar diferentes afinações para o seu instrumento, ajustar as frequências da nota, praticar nas claves de Sol, Fá ou Dó, mudar o estilo de nomeação da nota entre outros.
Você poder realizar o download para Linux, Windows, MacOS e Android logo abaixo.
O aplicativo não tem o português como opção de linguagem. Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida no ajuste do aplicativo, deixe nos comentários para que eu possa auxiliá-lo.

Download     
Fonte
Comentários