GNU/Linux: Conheça o Projeto União Livre e o Kaiana GNU/Linux!

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
GNU/Linux: Conheça o Projeto União Livre e o Kaiana GNU/Linux!
Há alguns anos postei sobre o Big Linux, uma distro a nível do descontinuado Kurumin, e se lembrarmos, há algum tempo atrás o Bruno havia anunciado a descontinuação do sistema, por qual motivo? vou cita-los com as palavras do Bruno:

“Manter o sistema praticamente sozinho trás uma série de dificuldades não apenas para mim, como para os usuários que muitas vezes ficam sem a atenção devida.”

“Seguindo esse método de desenvolvimento solitário não iremos dar tantos passos na busca pelo sistema perfeito…”

Manter uma distro com a qualidade do Big, não é fácil, ainda mais sozinho ou com uma equipe muito pequena e sem apoio financeiro. Infelizmente ela está tomando o mesmo rumo do Kurumin, sendo assim Bruno lançou um projeto cujo o nome é União Livre, o objetivo desse projeto é descontinuar as atuais distribuições Linux do Brasil.
Há uma série de pequenas distribuições que estão cada vez menos relevantes e são mantidas por equipes reduzidas. A idéia é unir para disponibilizar sistemas realmente bons e eficientes.
Essas pequenas distribuições mantidas geralmente por pequeno número de programadores, acabam sendo descontinuadas.
O que seria ‘descontinuação‘? é o encerramento do desenvolvimento e atualização de um sistema operacional Linux.
A União faz a Força, o que adianta ter diversas distros brasileiras e poucas com suporte ou qualidade, como disse Bruno em outro trecho, devemos unir e deixar o ego de lado:


“Seguindo esse método de desenvolvimento solitário não iremos dar tantos passos na busca pelo sistema perfeito, mas existem outras distribuições nacionais com seus méritos e todas enfrentam dificuldades parecidas. Ai surge a velha ideia, por que não unir?
A anos já existia essa ideia de união, porém eram e-mails pelos bastidores e geralmente de distribuições que já estavam de certa forma abandonadas.
Algo que percebi desde então é que a principal dificuldade de união está no ego dos envolvidos, as pessoas tendem a preferir ter um projeto menor, mas que tudo está ligado ao seu nome do que ser mais um nome em um projeto maior.”

Pois bem, deste projeto surgiu o Kaiana GNU/Linux e que tem sido escolhido por muitos brasileiros como sua distro preferida. O projeto tanto da União Livre quanto do Kaian GNU/Linux não são novos, já existem a pelo menos 4 anos, confira abaixo alguns Screenshots:
GNU/Linux: Conheça o Projeto União Livre e o Kaiana GNU/Linux!
GNU/Linux: Conheça o Projeto União Livre e o Kaiana GNU/Linux!

Abaixo você pode ir para o site do projeto União Livre (Em manutenção), pode ir para o site do Kaiana GNU/Linux conhecer mais sobre a distribuição e fazer o download:
[ads-post]
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários