Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como instalar impressoras multifuncionas HP no Arch, Manjaro, Antergos e derivados

Como instalar impressoras multifuncionas HP no Arch, Manjaro, Antergos e derivados

Instalar impressoras multifuncionais HP é mais simples do que se imagina no Arch Linux ou em seus derivados, neste artigo ensinarei como instalar e utilizar as impressoras multifuncionais da HP em um sistema baseado no Arch Linux. Mesmo sendo um procedimento simples requer um pouco de atenção. Segui o princípio KISS (manter a simplicidade do sistema) também nesta instalação e tentei instalar o mínimo de pacotes possível.

Antes de começar o processo precisamos dar acesso ao nosso usuário:
gpasswd -a seu-usuario lp
gpasswd -a seu-usuario scanner
Pronto, agora o usuário está habilitado a utilizar tanto a impressora quanto o Scanner. Feito isso precisaremos instalar o cups e os drivers para que o Arch possa reconhecer a sua HP:
pacman -S cups hplip simple-scan python-pillow
systemctl enable org.cups.cupsd.service
systemctl daemon-reload
systemctl start org.cups.cupsd.service
O cups é o gerenciador de impressões, hplip são os driver da HP, simple-scan é a inteface gráfica para scannear (pode ser substituído por xsane) ele não é totalmente necessário, já que a imagem do scanner pode ser obtida através de linhas de comando:
hp-scan
Porém caso opte em não instalar o simple-scan o sane deve ser instalado em seu lugar. O python-pillow é uma dependência necessária para que o sane consiga trabalhar.
Agora que todos os programas necessários foram instalados nós precisamos editar um arquivo (utilizei o gedit, mas você pode utilizar outro editor de texto que preferir):
gedit /etc/sane.d/dll.conf
Neste arquivo você encontrará hpaio com um “#”, basta remover o “#” e salvar o arquivo. Caso não possua a linha #hpaio, basta acrescentar “hpaio” (sem aspas) numa linha sozinha e salvar o arquivo.
Agora bastar abrir o gerenciador de impressora nas configurações, adicionar sua impressora que já estará tudo funcionando, caso ocorra algum problema, recomendo reiniciar o computador e testar novamente.
Neste ponto a impressora já deve estar funcionando. Para elaborar este tutorial utilizei uma HP 2546, fiz todo o procedimento via wi-fi (a impressora já estava configurada para o meu roteador).


Artigo criado pelo colaborador Ivan Neto
Comentários