Aprenda programação com Python – Parte 1

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Aprenda programação com Python – Parte 1

Aprender programação não é nenhum bicho de 7 cabeças. Não é apenas para o menino do suporte ou o sobrinho que conserta seu computador.  Vamos começar com uma linguagem (vou explicar o que é uma linguagem de programação) simples porém poderosa: Python.  Você vai descobrir que pode agilizar vários processos de forma simples. Você não precisa ser um hacker ou fazer uma faculdade para isso. Antes de prosseguir… Se você é o menino do computador e está procurando um guia de referência… talvez o ritmo aqui seja um pouco lento demais para mim.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Instalando o Python.

O computador é especialista em receber ordens. Ele faz o que você manda. Se você manda ele abrir um programa clicando no ícone que o representa ele( normalmente) obedece e abre o programa solicitado.
Então o que isso tem a ver com programação? Quando você programa está dando ordens ao computador. Para isso precisa utilizar uma linguagem que o computador entenda.  Python é justamente uma dessas linguagens.
Para que seu computador entenda python você vai precisar de um programa chamado interpretador. Se você utiliza um computador da apple o interpretador python já vem instalado por padrão.
Se você utiliza Linux provavelmente tem python instalado em seu computador. Em nosso estudo utilizaremos a versão 3 de python. Então para saber se possui python instalado e a versão abra o terminal (se você está utilizando ubuntu basta pressionar crtl+alt+t simuaneamente) e digite:
python –version
Noa: Se aparecer na tela Python 3. alguma coisa está tudo certo.
Agora se você utiliza windows vai precisar instalar o interpretador python. Para isso precisa realizar o Download no site do python. Acesse o endereço abaixo e selecione a versão de acordo com a arquitetura de seu sistema (x86 para windows 32 bits, AMD 64 para windows 64 bits) . Se o seu computador possui mais de 2 Gb de memória ram provavelmente utiliza a arquitetura 64 bits:
Para 32 Bits
Para 64 bits

A instalação segue a sequencia de avançar, avançar, avançar típica dos programas windows.
Agora que você instalou o python
Está na hora de começar a brincadeira.

Para acessar interpretador python abra o terminal ( no windows clique no botão iniciar, clique em executar, quando abrir a janela de comandos digite cmd. Abrirá uma tela preta, que é o “terminal” do windows.)
Com o terminal aberto digite python para ter acesso ao interpretador python.
Você também pode utilizar um programa chamado idle, que é instalado juntamente com o interpretador, para executar os comandos.
Você vai saber que está tudo certo quando aparecer “>>>” e um cursor piscando.
Talvez você fique assustado com a tela preta. Fique tranquilo, é tudo bem simples.

Tá bom, mas por que python?

Bom…. Python é uma linguagem de programação criada em 1991 por um holandês chamado Guido Van Rossum. Ela recebeu esse nome em homenagem a um grupo de comédia britânico chamado Monty Python’s Flying Circus.
Python é uma linguagem extremamente simples, porém muito poderosa. Como você deve ter percebido ela roda em vários sistemas operacionais (em computação chamamos isso de multiplataforma) ou seja você escreve um programa e teoricamente ele roda em qualquer sistema que tenha python instalado (a realidade não é tão bonita, mas dá menos trabalho ajustar do que reescrever um programa do zero). Python é utilizado para ensino de programação em diversas instituições de ensino entre elas o MIT (Massachussetts Institute of Technology) e soube que em breve na UFF (Universidade Federal Fluminense). Para que você tenha noção do poder de python cito algumas das empresas que utilizam: Google, Dropbox, Globo.com, NASA, Disney, apple e youtube


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Variáveis

Variáveis são espaços que um programa aloca na memória. Calma, explico. Você se lembra da equação, que nós estudamos no ginásio? Lembra o nome que davam para o X?
Pois é. X é uma variável.
Digamos que X guarda um valor.
Ok, e como funciona isso no python? Muito simples.
Para criar uma variável X com um valor 7 por exemplo.
Você digita:
>>>X=7
e pressiona “Enter”
vai aparecer >>>
Calma está tudo certo.
Se você digitar agora X e pressionar “Enter” o interpretador retornará o valor atribuído a X( no caso 7).
Você já criou uma variável X.
Se você digitar:
>>>X=2
O valor de X passará a ser 2
teste: >>>X
2
Vamos criar mais uma nova variável. Mas existem algumas regras para criar variáveis:
Procure usar nomes que representem alguma coisa ao determinar o nome de uma variável. Por exemplo, se você está criando um programa que vai calcular o salário de um funcionário, um bom nome para a variável que armazena o salário do funcionário é salario
Python diferencia maiúsculas de minusculas, então X é diferente de x.
Variáveis podem ser compostas por letras, números e _, mas não podem começar com um número.
As seguintes palavras não podem ser utilizadas como variaveis, pois são palavras reservadas da linguagem como :
and, def,  exec, if,   not,   return,  assert,  del,  finally,   import,  or,   try, break,  elif,  for, in,   pass,  while, class,   else,   from,  is,  print,  yield, continue,   except,    global,    lambda,    raise.
São exemplos de nomes válidos para variáveis:
numero1, numero_1, salario, adicional_de_ferias, _Nrfunc.
Nós vamos voltar a falar sobre variáveis, mas por hora vamos aprender a usá-las.
Python como calculadora
Você pode utilizar python para realizar operações matemáticas simples (e complexas também, mas vamos começar pelas simples).
Para começar vamos criar duas variáveis:
>>> num1=2
>>>num2=5
Para obter o resultado da soma de num1 e num2 faça:
>>>num1*num2
10
>>>
Você pode testar outras operações; pode testar operações com mais variáveis; pode utilizar parenteses….
Fique tranquilo. Em breve vamos voltar a falar sobre operações matemáticas.
Bom por hoje é só. Semana que vêm tem mais.
Abraços.

Tutorial criado pelo colaborador Vinícius!
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários