Maru OS – Android que se transforma em Debian Linux quando conectado a um PC!

Atualmente muito se fala de convergência mobile vs desktop. Ubuntu Touch e Windows Mobile 10 com o Continuum para não nos deixar mentir. Contudo, das duas, somente o Ubuntu Touch está dando às caras ao mercado.
Mas e se já houvesse a possibilidade efetiva de transformamos um smartphone em PC-Linux hoje. Eis que já existe essa possibilidade: Maru OS.

Maru OS é uma Android Rom que combina a mobilidade de um smartphone, bem como o poder de um desktop em um único dispositivo. Maru OS permite transformar seu smartphone(a ROM só está disponível para Nexus 5) em um desktop quando conectado a um cabo HDMI, teclado e mouse bluetooth.
Maru custom ROM inclui dois sistemas operacionais: Android 5.1 Lollipop para celulares e Debian-Linux para desktop. Quando se liga o telefone (com Maru OS instalado nele) via HDMI a um monitor, ele irá carregar Debian Linux automaticamente na sua tela em menos de 5 segundos.
Maru é fornecido sem nenhum Bloatware (sem aplicativos pré-instalado), o que facilita muito o espaço livre disponível, permitindo que o sistema rode muito rapidamente.
Vantagens de Maru OS:
  1. Dual-ROM
  2. Multitarefas
  3. Distro leve
  4. Zero Bloatware, exceto Google Play
  5. Poder executar um servidor web portátil
  6. Poder configurar um ambiente de desenvolvimento portátil

E o que melhor:

Se por acaso … o telefone for desconectado de sua tela, o Maru OS irá preservar seus trabalhos, ajudando você a voltar exatamente de onde você parou. O sistema operacional ainda está em fase beta e disponível apenas no Nexus 5.


Colaborador : Leandro França de Mello

Comentários