Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Review Android Nougat 7.0

Review android Nougat 7.0
Confira o Review do Android Nougat 7.0. Se você não sabe ainda, a Google lançou no dia 22/08 o Android 7.0, batizado como Android Nougat e muitas melhorias foram realizadas para essa versão do sistema, confira abaixo o vídeo do Android Authority com as principais mudanças e um breve resumo do vídeo.
A navegação mantém a funcionalidade do Android Marshmallow, adicionando algumas funcionalidades como Google Now em um painel na tela inicial. Outro ponto que ouve alteração é nas configurações rápidas, agora parte dos ícones estão mais acessíveis do que antes, sendo mostrados diretamente na tela de notificações, além da alteração na própria tela de configurações rápidas que agora pode ser personalizada diretamente pelo painel de forma livre e também é paginada, o que permite aos desenvolvedores criarem configurações rápidas próprias, aumentando a comodidade do usuário.
Outra grande alteração está nas notificações, que agora são agrupadas por tipo mas podem ser expandidas para uma visualização mais detalhada, além disso poderá acessar as configurações de notificação apenas arrastando suavemente a notificação. Outra novidade é a resposta rápida direto da notificação o que reduz a necessidade de abertura do aplicativo, economizando tempo e recursos e permitindo uma interação mais rápida com mensageiros.
A tela de aplicativos recentes agora conta com cards maiores o que facilita a leitura e navegação pelos aplicativos recentes, além de contar com uma nova funcionalidade muito esperada pelos usuários que é um botão de “limpar todos”, que permite fechar todos os aplicativos abertos liberando a memória com mais facilidade, além disso ao realizar um toque duplo no botão de recentes poderá alternar entre os dois últimos aplicativos de forma rápida, sem a necessidade de abrir a tela de recentes. Ao segurar o botão de recentes, a tela se divide em duas permitindo selecionar um segundo aplicativo para dividir a tela. Outra forma de acessar o modo multi-janelas é acessar os aplicativos recentes e arrastar o primeiro aplicativo para o top da tela, após isso basta escolher o segundo aplicativo para ter ambos dividindo a tela.
O aplicativo de configurações agora está mais intuitivo em sua navegação, facilitando o acesso às demais configurações através de um menu lateral, opção de pesquisa com o Now e também com um resumo das informações em cada opção das configurações, evitando muitas vezes que tenha que entrar em um menu apenas para visualizar uma informação.
Customizável como nunca, o novo Android conta com restrição de dados, onde pode bloquear que aplicativos acessem a rede afim de economizar bateria e pacote de dados. Agora é possível escolher a escala da tela, reduzindo ou aumentando o tamanho da tela para as aplicações e melhorando a visualização e leitura dos aplicativos. Outra possibilidade é a de adicionar informações de emergência, que podem ser visualizadas mesmo com o smartphone bloqueado facilitando em casos de resgate.
Nas opções de desenvolvedor existem três opções interessantes, a primeira define que o Chrome seja usado em webviews, acelerando em alguns casos o carregamento de páginas da web, as outras duas opções são para forçar a instalação de aplicações no cartão SD (nas versões anteriores era necessário acesso root) e forçar o redimensionamento de tela nas aplicações, tornando as compatíveis com o modo multi-janelas.
Para aqueles que amam uma jogatina mobile, o android 7.0 suporta a nova API VulkanGL que traz maior eficiência gráfica e permite mais liberdade aos desenvolvedores ao trabalhar em um nível mais próximo do hardware que o OpenGL, usado em versões anteriores do android. Além disso, o novo android conta com um sistema de compilação híbrida, onde combina JIT (Just in time), AOT (Ahead of time) e interpretação para poder trazer maior eficiência e desempenho ao usuário.
As atualizações agora são feitas em background, bastando reiniciar para aplicar as alterações realizadas, além disso o sistema mantém duas partições de sistema, possibilitando o retorno a uma versão anterior. Além disso, a partir da versão 7.0 as atualizações serão agendadas, o que permite as fabricantes a se prepararem com maior antecedência antes de sair a atualização.

Conclusão: A nova versão do android implementou algumas funções que antes dependiam das fabricantes para serem implementadas, além de grandes melhorias na usabilidade do sistema e maiores possibilidades de personalização, o material design está com um visual cada vez mais limpo e bonito, além da maior facilidade para o usuário final.
Comentários