Windows10 e o dilema da privacidade – Linux é a solução | Comunidade GNU/Linux SempreUPdate

Windows10 e o dilema da privacidade – Linux é a solução

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Windows10 e o dilema da privacidade – Linux é a solução
O Windows 10 está aí e já causando alguns transtornos para quem anda paranoico com a questão da privacidade on line. Desde as revelações de Snowden sobre a NSA, uma grave suspeita recaiu sobre empresas americanas e entre elas estão as omnipresentes: Microsoft, Google e Apple. Sem dúvida alguma, que as três, mesmo alegando nunca terem liberado backdoors à NSA, estas mesmas possuem seus próprios serviços de monitoramento remoto de seus sistemas e com o advento dos assistentes pessoais, como Cortana(Microsoft),Google Now(Android e ChromeOS) e Siri(Apple), essa relação entre desktop e servidores remotos tornaram-se ainda mais promíscuas.
Windows10 e o dilema da privacidade – Linux é a solução
Se você usar a Cortana, você estará compartilhando suas teclas e voz com a Microsoft. Isso é para fazer a Cortana e outros aplicativos da Microsoft funcionarem melhor; mas se a privacidade é a sua primeira preocupação, esqueça a Cortana e, isso te levará a outro problema. Você vê, o Windows 10 não é um sistema operacional convencional como foram seus predecessores. Windows 10 é um sistema operacional híbrido, pois ele roda em cloud(também por conta dos serviços de storage do OneDrive) e local.
Para o Windows 10 realmente mostrar todo seu potencial, ele precisa manter-se em contato direto com os servidores remotos da MS,que alimentam a Cortana. Que também serão utilizados para fornecer teus dados ao programa de Business Intelligence (BI)da MS, o Cortana Suíte Analytics.
Então, o que você pode fazer, se você quiser privavidade? Bem, você não pode ir para o Android, Chromebooks, iOS ou Mac OS X, como nós já mencionamos acima. Todos eles, de uma forma ou de outra, também compartilham seus dados com as suas empresas-mãe.
É importante frisar que tanto o Android quanto o ChromeOS são ambos baseados em Linux, enquanto o Mac OS X tem suas raízes no Unix BSD(vide projeto Darwin). Em todos esses casos, assim como o Windows 10 da MS, o Google e Apple decidiram que o futuro da computação pessoal irá e passará pelo cloud compulting em seus sistemas. Isso já aconteceu para a maioria das principais operações de data center e servidores e agora está vindo para o desktop com força total. O conceito de SAAS(Software como Serviço)tornou-se a principal fonte de receita de todas essas grandes empresas. O software como plataforma de serviço e não mais como um produto é a tendência do mercado de TI e computação para as próximas décadas.
Portanto, se isso lhe dá um ataque de pânico, você pode ficar com o seu sistema operacional antigo, que é provavelmente o Windows 7, ou migrar para o Linux. Em breve o Windows 7 será descontinuado,então, a melhor escolha para hoje e a longo prazo é o Linux. Há uma infinidade de opções no universo Linux,e certamente uma delas atenderá suas necessidades e demandas, tanto pessoais, quanto corporativas.
Contudo, se você é desbravador e quer descobrir e testar outras opções open source. Há outras opções, de sistemas operacionais para seu desktop/servidor. Estes incluem a família BSD, tais como FreeBSD, PCBSD, Dragonfly BSD e NetBSD e eComStation, o OS / 2 para o século 21. No entanto, sua melhor escolha, é o Linux devido a sua baixa curva de aprendizado e opções de personalização.
Para usuários do Windows,que pretendam realizar uma migração direta para o Linux, eu acho que o Linux Mint com a interface Cinnamon é sua melhor escolha.

Colaborador: Leandro França de Mello

[ads-post]

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comentários