Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Conheça 3 alternativas Open Source para o Office 365

Hoje mais do que nunca é muito fácil trabalhar e partilhar esse conteúdo a partir de praticamente qualquer lugar, em praticamente qualquer dispositivo. Isso é muito conveniente, enquanto tiver uma conexão com a internet, você pode facilmente desempenhar suas atividades.

O principal problema com a maioria das suítes de escritórios web como Google Drive, Zoho Office e Office365 é que são de código fechado. Seus dados sejam eles pessoais ou não, ficam armazenados nesses serviços e tenho certeza que você já ouviu inúmeras histórias de, digamos, Google bloqueou ou removeu contas sem aviso.

Se isso acontecer com você, você perde o que é seu. Então, o que um defensor do código aberto que quer trabalhar com aplicações web pode fazer? Você se vira para uma alternativa de código aberto, é claro! Então, vamos dar uma olhada em três deles.

Sandstorm Oasis

Sandstorm Oasis é um serviço hospedado do Sandstorm.io, que se apresenta como um sistema operacional de código aberto para nuvens pessoais e privados. Você pode escolher mais de 50 aplicações de categorias como produtividade, escritório, gráficos, comunicação e ferramentas de desenvolvimento. Você começa apenas com o que você precisa para trabalhar, compartilhar e colaborar.

 

 Essas aplicações incluem:
    • EtherPad;
    • EtherCalc;
    • GitLab;
    • WeKan;
    • Rocket.Chat;
    • Draw.io.

 

Quando um documento é criado, você pode criar um link para ser compartilhado para este documento com os outras pessoas.

Framasoft 

Como Sandstorm Oasis, o Framasoft é um conjunto de aplicações web juntos em um só lugar. Ao contrário de Sandstorm Oasis, no entanto, as pessoas por trás do Framasoft modificaram as aplicações e deu-lhes uma melhor aparência.

 

O Framasoft inclui aplicações web como EtherPad (chamado Framapad), GitLab (chamado Framagit), MatterMost (chamado Framateam) e EtherCalc (chamado Framacalc). O pacote também inclui a ferramenta para leitura, um programa para desenho vetorial, um leitor de RSS, um encurtador de URL, um quadro Kanban e ferramentas de compartilhamento de arquivos. Você pode usar uma instância pública de muitos aplicativos, ou entre para manter seus dados privados. Esteja pronto para aprender, testar ou melhorar o seu francês, pois a maioria das aplicações são em francês e não há uma maneira de mudar para um idioma diferente.

Open365

Eu não posso pensar em um usuário de código aberto que não conheça e ame ou, pelo menos, goste do LibreOffice. Você não precisa mais baixar um executável e instalá-lo em sua máquina, você pode encontrá-lo na web sob a forma do Open365, aonde você poderá também seus armazenar arquivos.

 

Como o próprio nome sugere, o Open365 é um rival sob código aberto para a suíte Microsoft Office 365. Você recebe um número limitado de aplicações, que incluem as ferramentas Writer, Calc e Impress. Há também um aplicativo de e-mail e uma versão web baseada no editor de imagens GIMP.
O compartilhamento de documentos e colaboração não é tão fácil em Open365 como é no Sandstorm Oasis. Por exemplo, para compartilhar ou colaborar, você precisa criar um grupo; somente então você precisa adicionar membros a esse grupo, “upando” um arquivo .CSV que contenha os endereços de e-mail ou selecionando os usuários Open365 existentes a partir de uma lista de seleção. Em ambos os casos, os usuários precisam ter uma conta Open365.
Um dos seus principais atrativos é que ele possui a mesma aparência do LibreOffice. Além disso, você pode instalar o software de cliente no seu computador para manter seus arquivos sincronizados.

Faça você mesmo

Você vai notar que as três alternativas, apresentadas neste artigo, estão hospedados. Mesmo que sejam de código aberto, você ainda está à mercê dos serviços que oferecem essas aplicações.
Se você tiver um servidor, no entanto, você tem algumas opções. Você pode baixar e instalar Sandstorm.io e Open365 no seu servidor. Ou, se você estiver disposto a criar sua própria suíte, misturar e combinar, você pode instalar as aplicações web que desejar em seu servidor.
Você tem uma alternativa favorito para Google Drive ou o Office 365? Sinta-se a vontade para compartilhar o que você mais gosta, deixando um comentário abaixo.

 

Comentários