Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Conheça o OsoLinux, uma distribuição GNU/Linux chinesa que está em destaque!

Certamente, poucas pessoas no Brasil conhecem o OsoLinux, então vamos apresentá-lo. O OsoLinux é uma distribuição livre e de código aberto do Linux, projetado para usuários chineses. Ele usa o KDE Plasma por padrão, o seu foco é somente ambiente desktop, e inclui várias aplicações de código aberto que não estão relacionadas ao projeto KDE. E, atualmente, suporta apenas plataformas de 64 bits.

A distribuição foi projetada desde o início para suportar apenas 64 bits (x86_64), o que significa que será executado em computadores um pouco mais modernos. É distribuído como uma imagem ISO DVD Live, que são aquelas que podemos testar antes de instalar, bem parecida com a prática que o Ubuntu e o Linux Mint fazem, tem cerca de 1GB de tamanho e podem ser gravados em discos de DVD ou pen drives USB. Além da capacidade de iniciar o sistema em modo live com as configurações padrões ou em modo gráfico seguro, o menu de inicialização do DVD Live inclui opções avançadas, tais como a capacidade de iniciar o sistema operacional DOS MaxDOS-like ou usar o bootloader ISOLINUX para iniciar outros sistemas operacionais que estão instaladas em unidades externas ou no mesmo computador, assim você pode ainda iniciar um sistema operacional existente a partir do disco local, bem como reiniciar ou desligar a máquina.


Como mencionado, a distribuição OsoLinux é construída em torno do ambiente de desktop KDE Plasma, que parece ótimo, moderno e produtivo. O ambiente de trabalho é composto por uma única barra de tarefas que permite aos usuários navegar pelo menu principal, iniciar aplicativos, alternar entre as áreas de trabalho virtuais, interagir com os programas em execução e outras atividades que os nossos computadores, de hoje, já fazem.

Alguns dos melhores aplicativos de código aberto e utilitários foram incluídos no OsoLinux, como a suíte de escritório OpenOffice Apache, o navegador Google Chrome, o editor de áudio Audacity, o editor de vídeos Filmora , o leitor de vídeos SMPlayer, o cliente de e-mail Claws Mail, o cliente de transferência de arquivos FileZilla, o editor de imagens GIMP e emulador de jogos da Nintendo DeSmuME.


Como esperado, a distro também inclui aplicações específicas do KDE mais populares como o software K3b CD/DVD, o visualizador de imagens Gwenview, o visualizador de documentos Okular, o editor de textos KWrite, o emulador de terminal Konsole e o gerenciador de arquivos Dolphin, claro, nada impede que você instale os outros aplicativos do KDE, estamos relatando apenas o que já vem pronto para usar. Caso tenha interesse em mais informações, você pode acessar a página do projeto.

Download

Comentários