Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Robô da NASA Curiosity Rover é controlado com um computador rodando GNU/Linux!

O sistema operacional pode ser um Red Hat ou uma variante do Xfce. O Rover Curiosity esta em Marte desde de 2012, e tem sido responsável por uma grande parte da informação legal e interessante que recebemos do Planeta Vermelho desde então. Como se constata, é controlado remotamente com uma ajuda de uma máquina Linux a partir da Terra.

É difícil não ficar animado quando você fala sobre Curiosity Rover da NASA, mas fica ainda mais interessante quando você vê como as missões são planejadas e como os engenheiros fazem suas programações e seus controles, em especial usando o GNU/Linux.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

nasa-linuxA distância que estamos de Marte torna impossível para qualquer tipo de controle direto, o que seria ideal para este tipo de missão. Os engenheiros precisam pré-programar as atividades para o dia seguinte em um simulador, e eles estão usando um computador com GNU/Linux. A distribuição que está sendo usada ainda não foi descoberta, mas parece ser algo com Xfce ou uma versão Red Hat.
Uso do GNU/Linux é bastante comum na comunidade científica, e o fato, é que este tipo de sistema operacional empregado nesta pesquisa não é realmente tão surpreendente. Teria sido  mais espantoso vê-los utilizando o Windows 10, por exemplo. Também é importante ressaltar que os cientistas costumam escolher suas próprias ferramentas; não é um sistema operacional imposta pela agência. A maioria dos sistemas utilizados são Scientific Linux, Debian, Red Hat, Ubuntu, e alguns outros. O G1 outro dia, noticiou que até 2025 será possível provar vida alienígena.
Confira o vídeo abaixo e tente descobrir o sistema empregado: