Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Conheça o Epidemic GNU/Linux, uma distribuição brasileira surpreendente!

Conheça o Epidemic, e entre para epidemia de ter uma distro brasileira em seu computador!

O Epidemic Linux  é uma distribuição linux brasileira rolling release baseada no Debian, com o foco no usuário iniciante, mais não deixa a desejar em nada, porque o sistema base é o Debian e super estável. Neste artigo, conheça o Epidemic GNU/Linux, uma distribuição brasileira surpreendente!

Epidemic Linux possui varias ferramentas que proporcionam, ao usuário, varias facilidades de uso, pois possui ferramentes desenvolvidas pela equipe de desenvolvimento do Epidemic, que diferentemente de outras distros como o Ubuntu e derivados, você não precisará instalar o sistema toda vez que sair uma nova versão, por ser rolling release o usuário irá instalá-lo uma única vez e para manter o sistema atualizado basta apenas atualizar o sistema normalmente.

O projeto também conta com os aplicativos desenvolvidos pela própria equipe do Epidemic, como o eAsyChannel, eInstaller, ePendriver, eMorph, eSu e o eUpgrade.

O eAsyChannel é o instalador de pacotes especiais, complexos, restritos, fontes do Epidemic. Projetado para ser graficamente bem estruturado e ao mesmo tempo flexível, ele foi desenvolvido em C++, sob a forma de um módulo do SystemSettings, o centro de Controle Unificado do KDE e do Epidemic, e utiliza os conceitos de um Script Runner, para permitir que novas tarefas sejam acrescentadas à sua interface, por meio de um simples script bash. Embora tenha sido desenvolvido para ser um instalador de pacotes especiais, o eAsyChannel, pode ser usado para as mais diversas tarefas, como, por exemplo, a configuração ou a manutenção do sistema. Na verdade, tudo que pode ser feito por um script bash pode ser feito por uma tarefa do eAsyChannel, e é exatamente aí que reside todo o seu poder.
O eInstaller é um instalador extremamente rápido e fácil de usar, em C++, com a utilização da biblioteca QT e da própria API do KDE. Ele foi projetado pensando nos novos usuários Linux. Tudo o que é preciso fazer para instalar o Epidemic, com o eInstaller, é selecionar uma partição para o sistema no visualizador de partições, digitar as senhas do administrador e do usuário default, e clicar em instalar. A evolução da instalação pode ser acompanhada pela barra de progresso e, após alguns minutos, o sistema já estará instalado, sem a necessidade de nenhuma outra intervenção do usuário. Embora tenha sido desenvolvido originalmente para o Epidemic, a partir da versão 0.2, foi adicionado ao eInstaller um arquivo de configuração para facilitar a sua utilização por outras distribuições Linux.
O eMorph é uma nova aplicação projetada para funcionar como a segunda etapa no processo de instalação do Epidemic. Ele permite aos usuários instalar ou remover conjuntos selecionados de programas, estendendo ou reduzindo as funcionalidades do sistema com apenas alguns cliques no mouse.
O ePendrive é uma aplicação que permite ao usuário escolher se deseja que as alterações feitas durante cada sessão do Epidemic, rodando a partir de um livePendrive, sejam salvas ou não. Com este recurso é possível personalizar, de forma muito fácil um  livePendrive do Epidemic, mudando os temas ou até mesmo instalando ou removendo programas.
O eSu é uma aplicação desenvolvida sob a forma de um módulo PAM (Pluggable Authentication Module) e de um módulo para o SystemSettings (o Centro de Controle Unificado do KDE e do Epidemic), com o intuito de conferir, ao administrador do sistema, uma maior liberdade na escolha da forma como os demais usuários precisam se autenticar para executar ações que dependam de privilégios administrativos: 1 – Autenticação sem senha, semelhante ao uso do sudo, mas com a vantagem de ser executada de forma transparente, permitindo que os programas que precisam de privilégios de administrador possam ser executados inclusive a partir dos seus ícones no menu do Epidemic; 2 – Autentificação clicando em uma janela de confirmação visual; 3 – Autenticação normal com senha, utilizada por padrão, quando o sistema é instalado.
O eUpgrade é uma nova aplicação projetada para facilitar o processo de atualização do Epidemic em modo gráfico. Ele facilita a vida dos novos usuários que não precisam recorrer ao modo texto e a execução de vários comandos para ter seu sistema atualizado. Além disso, o eUpgrade atende às peculiaridades do processo de atualização do Epidemic e será utilizado, também, para a transição de uma versão do Epidemic para outra sem a necessidade de baixar e instalar uma nova ISO, tornando-o uma distribuição rolling release.
Recomendamos que você visite o site do projeto, para que conheça mais a fundo a distribuição, faça o download, experimente e ,certamente, o Epidemic Linux vai te surpreender.
Comentários