Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

alphaOS: Uma distribuição leve e elegante baseada no Arch Linux

A alphaOS (anteriormente chamado de ArchPup) é uma distribuição Linux leve e minimalista baseada no sistema operacional Arch Linux. Ela foi desenvolvida usando o projeto Linux Live Kit criado por Tomas Matejicek, o desenvolvedor da popular distribuição Linux Slax.

É uma distro minimalista que lhe dá acesso completo aos repositórios de software padrão do Arch Linux e suporta mais de 20 módulos adicionais SFS, que são usados ​​em distribuições como o Puppy Linux.
Tendo quase 220 MB de tamanho, o Live CD do sistema operacional alphaOS inicializará em apenas 30 segundos, em um computador “modesto”. Ele apresenta o leve gerenciador de janelas Openbox.
alphaOS tem um design modular, o que torna mais fácil para adicionar a funcionalidade desejada. Além disso, é simples, extremamente rápido, uma vez que utiliza apenas 40 MB de RAM no boot, e suporta apenas a arquitetura de 64 bits.

 

Programas Padrão

O ambiente de trabalho é composto por quatro Widgets via o famoso Conky, e uma barra de tarefas semi-transparente que contém quatro atalhos sendo eles para o gerenciador de arquivos, terminal, Centro de Controle e navegador. Um relógio com calendário integrado, e um gerenciador de volume também estão presentes na barra de tarefas.
QupZilla é o navegador padrão, SpaceFM é usado para gerenciamento de arquivos e navegação, Taeni é o principal emulador de terminal, a Voyager está lá para visualização de fotos e Emendo é uma boa ferramenta para editar facilmente alguns arquivos de texto.
Além disso, alphaOS inclui o leitor de música Audacious, visualizador de documentos Evince, leitor de vídeo GMP, PlayTV para assistir canais de TV online, Rádio Simples para ouvir estações de rádio online.
Assim como em qualquer outra aplicação Openbox, o menu principal é acessado através do clique direito do mouse. Desta vez ele usa fontes maiores, ícones e ações personalizadas, que permitem aos usuários tirar rapidamente uma captura de tela, configurar Openbox e o Conky, bem como para sair, reiniciar e desligar o computador.
A barra de tarefas é chamado Tint2 e pode ser facilmente configurado a partir do menu principal. Uma característica interessante é a capacidade de reiniciar toda a sessão em tempo real, sem a necessidade de sair e voltar a entrar.
No geral, alphaOS é mais um pequeno sistema operacional Linux, mas repleto de tecnologias modernas, uma pequena coleção de aplicativos úteis, mas nada impede de você instalar os programas que você desejar.

 

Caso queira mais informações, basta clicar no botão abaixo para entrar no site da distribuição.

Comentários