Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Novos MacBooks não são compatíveis com GNU/Linux

Novos MacBooks não são compatíveis com GNU/Linux
Os novos produtos da Apple chegaram aos consumidores e os produtos, como de costume, estão sendo muito bem avaliados por aqueles que os adquiriram.
Entretanto, muitos consumidores que adquiriram os novos MacBook Pro e estão substituindo o Mac OS por uma distribuição GNU/Linux, reportaram a impossibilidade da instalação de um sistema GNU/Linux.
Alguns meses atrás, noticiamos que a Lenovo estava impedindo a instalação de sistemas GNU/Linux por meio de um firmware, mas depois de uma “pressão” a Lenovo voltou atrás na decisão e liberou novamente a instalação. Com os aparelhos da Apple a historia é bem diferente, dessa vez não é um “simples” firmware que está presente e, sim, alguns obstáculos a nível de hardware foram colocados.
Usuário relatando os problemas encontrados com o MacBook
O primeiro e maior problema está no SSD que não inicializa com uma distribuição GNU/Linux, isso mesmo, nem a opção de Live CD está funcionando e esse problema não pode ser resolvido com uma atualização de firmware (como foi o caso da Lenovo).
Caso o usuário consiga, de alguma forma, utilizar o GNU/Linux no MacBook Pro, o teclado e o touchpad não funcionarão, isso ocorre porque esses periféricos não são ligados via USB, mas são ligados via SPI. O teclado e touchpad não são reconhecidos, mas a Apple foi “generosa” a única coisa que funciona é o botão de energia… somente para desligar o MacBook.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Comentários