Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Explicando o formato de arquivo STL para impressões em 3D

O que é um arquivo STL? O que significa .STL? Explicaremos o formato de arquivo STL para impressão 3D em termos simples.

Aqui está uma cartilha sobre o que são e como funcionam os arquivos STL, além de formatos de arquivos alternativos a considerar. Neste artigo, estamos falando sobre o formato de arquivo de impressão CAD/3D, não sobre o formato de arquivo STL usado em C++.

1. O que é um arquivo STL?

Em poucas palavras, um arquivo STL contém dados que descrevem o layout de um objeto tridimensional. Esses arquivos geralmente são gerados por um programa de design assistido por computador ou computer-aided design (CAD). “.STL” é a extensão de arquivo do formato de arquivo STL.

Desde seu humilde começo, o formato de arquivo STL foi adotado e apoiado por muitos outros pacotes de software de CAD, e hoje é amplamente utilizado para prototipagem rápida e impressão 3D.

2. O que significa a extensão de arquivo .STL?

O real significado da extensão .STL foi perdido como lágrimas na chuva :’(

Acredita-se amplamente que seja uma abreviatura da palavra STereoLithography, embora às vezes veja também referido como “Standard Triangle Language” ou “Standard Tessellation Language”.

3. Por que o formato STL é importante para a impressão 3D?

Em termos de software, o arquivo STL é talvez o item mais importante de qualquer trabalho de impressão 3D. Ele contém o modelo 3D que é usado para fazer um objeto físico, e como um formato de dados padrão, ele tem reinado supremo por quase trinta anos.

4. Como funciona um arquivo STL?

Em termos simples, o formato de arquivo STL usa uma série de triângulos vinculados para recriar a geometria de superfície de um modelo sólido.

Para um modelo básico, suas superfícies podem ser representadas usando alguns triângulos. Para modelos de resolução mais alta, são necessários mais triângulos para replicar a superfície do modelo. Quanto mais triângulos formam um modelo, maior o tamanho do arquivo e mais detalhado o objeto.

O formato de arquivo STL pode definir formas complexas (matematicamente falando, poliedros com qualquer face poligonal). Na prática, é usado principalmente para descrever o layout de triângulos em um espaço virtual.

Mergulhando um pouco mais, cada face do triângulo é descrita por uma direção perpendicular e três pontos que representam os cantos do triângulo. Um arquivo STL fornece uma listagem completa das coordenadas x, y e z desses cantos e perpendiculares.

5. Todo arquivo STL é imprimível em 3D?

Infelizmente não. Somente um projeto 3D que é feito especificamente para impressão 3D é imprimível 3D. O arquivo STL é apenas o recipiente para os dados, não uma garantia de que algo é imprimível.

Os modelos 3D adequados para impressão 3D precisam ter uma espessura de parede mínima e uma geometria de superfície “estanque” para serem imprimíveis em 3D.

Ao fazer o download de um arquivo STL que você não criou, vale a pena tomar o tempo para verificar se ele é de fato imprimível em 3D. Isso vai lhe poupar muito tempo e frustração (e material desperdiçado).

6. Você pode imprimir 3D um arquivo STL diretamente do seu computador?

Não! Você precisa de um passo adicional.

Para a impressão 3D, o arquivo STL tem de ser aberto em um Slicer (Cortador) dedicado. O que é um Slicer? É um software de impressão 3D que converte modelos digitais 3D em instruções de impressão para a sua impressora 3D criar um objeto.

O Slicer corta o seu arquivo STL em centenas (às vezes milhares) de camadas horizontais planas com base nas configurações que você escolher, e calcula a quantidade de material que sua impressora precisará para imprimir e quanto tempo levará para fazê-lo.

Todas essas informações são agrupadas em um arquivo GCode, o idioma nativo de sua impressora 3D. As definições de Slicer têm um impacto na qualidade da impressão, por isso é importante ter o software e as definições adequadas para obter a melhor qualidade de impressão possível.

7. Como você pode abrir um arquivo STL?

Felizmente, abrir um arquivo STL não é muito complicado. Existem vários visualizadores de arquivos STL para essa finalidade, que você pode usar on-line ou como um aplicativo de área de trabalho. Clicando aqui você poderá conferir a nossa matéria sobre alguns programas para abrir um arquivo STL.

8. Onde você pode encontrar downloads de arquivos STL gratuitos?

Existem muitos repositórios, mercados e motores de busca na web contendo literalmente milhões de arquivos STL gratuitos. Clicando aqui você poderá conferir uma lista com os 5 repositórios mais utilizados.

9. Existem alternativas para o formato de arquivo STL?

O formato de arquivo STL não é o único formato usado na impressão 3D. Há mais de 30 formatos de arquivo para impressão 3D. O mais importante é o formato de arquivo OBJ, que pode armazenar perfis de cor e textura. Outra opção é o formato de arquivo Polygon (PLY), que foi originalmente usado para armazenar objetos digitalizados em 3D.

Mais recentemente, houve esforços para lançar um novo tipo de arquivo pelo Consórcio 3MF (3D Manufacturing Format), que está propondo um novo formato de arquivo de impressão 3D chamado 3MF. Eles afirmam que vai agilizar e melhorar o processo de impressão 3D.

Para implementá-lo, a Microsoft tem parceria de empresas como Autodesk, HP e Shapeways para tornar sua visão uma realidade. Mais detalhes sobre o Consórcio 3MF podem ser lidos em seu site, juntamente com a documentação preliminar sobre o tipo de arquivo 3MF em sua página GitHub.

10. Como você pode editar ou converter um arquivo STL?

Sim, é inteiramente possível editar um arquivo STL e converter o STL para outro formato de arquivo. Como o formato está aberto, não há nada para impedi-lo de alterar o conteúdo de um arquivo. Se possuir alguma dúvida sobre o formato STL, impressoras 3D ou impressões em 3D, deixe sua pergunta nos comentários!

Comentários