Atualizar ou instalar drivers mais recentes da NVIDIA no Ubuntu ou Linux Mint

Atualize de forma fácil os drivers da Nvidia no Ubuntu

Manter os drivers da Nvidia atualizados, com as versões mais recentes poderia ter uma mão de obra imensa no Ubuntu, mas esse problema agora acabou. Atualizar para a versão mais recente dos drivers proprietários Nvidia no Ubuntu (ou Linux Mint) foi bastante complicado a um tempo atrás. Você teria que usar o instalador oficial do Linux, que nem sempre era confiável, pelo menos para mim, ou usar um PPA com pacotes instáveis, como o Xorg Edgers PPA, que atualizaria vários pacotes, a maioria instáveis gerando surpresas em nossos sistemas.
Porém, isso vem deixando de acontecer, graças a PPA Proprietary GPU Drivers, que oferece as versões mais recentes dos drivers gráficos da Nvidia proprietárias estáveis, sem atualizar outras bibliotecas para versões instáveis ​​(algumas bibliotecas ainda podem ser atualizadas usando este PPA, se eles forem necessários pelos drivers, mas há nada instável no PPA que gere surpresas catastróficas).
Apesar de seu nome, o PPA fornece apenas atualizações proprietárias de drivers de gráficos Nvidia, sem suporte para AMD ou Intel.
Embora o PPA seja certamente a maneira mais estável para atualizar para a versão mais recente dos drivers Nvidia no Ubuntu ou no Linux Mint, ainda prefiro considerar como método em fase de testes. Isso significa que os problemas ainda podem ocorrer (se bem que até agora nenhum sistema que tenha usado a PPA foi quebrado), mas de qualquer maneira, você só deve usar essa PPA se tiver experiência com a recuperação do sistema quando uma atualização de driver gráfico falhar.
Mesmo assim para usuários do Ubuntu isso ainda é o mais seguro (digamos a menor possibilidade de quebra) para instalar os novos drivers Nvidia no Ubuntu ou no Linux Mint.
Devo também mencionar que a PPA fornece pacotes para todas as versões suportadas do Ubuntu (17.04, 16.10, 16.04, 14.04 e 12.04) e Linux Mint (18, 17 e 13). A PPA fornece as seguintes versões de Nvidia Graphics Drivers : nvidia-361, nvidia-367, nvidia-370, nvidia-375 e nvidia-378. Existem também drivers mais antigos, como nvidia-304 e nvidia-340 e assim, a cada lançamento a PPA vai sendo atualizada.

Instale os mais recentes drivers gráficos da Nvidia no Ubuntu ou Linux Mint via PPA

sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa
sudo apt update
Depois de atualizar, não esqueça de ir no Dash no Unity e procurar por Configurações do Sistema, depois em Programas de Atualizações, e procure pela aba Driver Adicionais, escolha a versão que contém o drive de sua placa e pronto, depois é só seguir as próximas orientações.

Comentários