Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como instalar o NetBeans 8.2 no Debian Jessie

Instale o NetBeans 8.2 no Debian Jessie

O NetBeans é uma IDE (Integrated Development Environment) de código aberto para o desenvolvimento de  aplicativos para as plataformas Desktop, Móveis e Web de forma rápida e fácil, utilizando as linguagens Java, JavaScript, HTML5, PHP, C/C++ e muitas outras.

Instalando o NetBeans 8.2 no Debian Jessie

Primeiro temos que instalar o OpenJDK. O OpenJDK é uma implementação livre da Plataforma Java Standard Edition (Java SE).Para instalá-lo use esse comando:

sudo apt-get install openjdk-8-jdk
Feito isso, baixaremos o NetBeans. Entre no site do NetBeans e baixe a versão que você precisa, eu vou baixar a versão que só tem o Java SE. Quando terminar o download, verificaremos a hash do programa com o seguinte comando:
sha256sum netbeans-8.2-javase-linux.sh
Como instalar o NetBeans 8.2 no Debian Jessie
Copie os caracteres que foram gerados no Terminal, volte para página em que foi feito o download do programa e pressione Ctrl+F. Uma caixa de pesquisa se abrirá, então cole os caracteres na caixa de pesquisa.
Verificando a hash no site do NetBeans

Feito isso, entraremos no diretório onde foi salvo o NetBeans (no meu caso na pasta Downloads) e daremos a permissão de execução desse arquivo como programa.

cd Downloads && chmod +x netbeans-8.2-javase-linux.sh

Agora vamos instalar o NetBeans, para isso use esse comando:

sh netbeans-8.2-javase-linux.sh

Na primeira tela, clique na opção Próximo, aceite os Termos de Uso que aparecerem na segunda tela e na terceira tela informe onde o OpenJDK está instalado, selecione a última opção, feito isso é só clicar em Próximo e depois Instalar.

Mostrando onde tá instalado o OpenJDK para o instalador do Netbeans

Para desinstalar o NetBeans, entre na pasta que ele foi instalado, se você não tiver alterado será /home/[USUÁRIO]/netbeans-8.2. Dentro da pasta, use o comando abaixo para desinstalar o NetBeans.

sh uninstall.sh
Esperamos ter ajudado no processo simplificado de instalação do NetBeans no Debian Jessie!
Comentários