Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como instalar o Cantata no Debian 8.3 ou Ubuntu

Confira essa dica, veja como instalar o Cantata no Debian 8.3 ou Ubuntu

O Cantata é sem dúvida uma boa opção entre os player de música que temos hoje no mundo Linux, e claro, antes ele era bem limitado, mas ao longo do tempo foi recebendo atualizações. Desde a versão 1.4, o Cantata tornou-se uma aplicação multi-plataforma que só depende do Qt e do MPD. MPD ( Music Player Daemon) que é um servidor de música livre e de código aberto. E neste artigo você vai aprender a instalar o Cantata no Debian 8.3 ou Ubuntu. Ele é executado em segundo plano em seu sistema como um serviço (ou daemon) e requer um cliente (frontend, normalmente com uma GUI) para gerenciar a música e organizar listas de reprodução.
Você pode usar o MPD para transformar um computador antigo em um juxebox, conectar outros computadores na rede a ele, configurá -lo em um RaspberryPi e até mesmo continuar a reproduzir música quando X falhar ou for desligado. Graças ao ffmpeg, o MPD pode abrir todos os formatos de arquivos de áudio populares (Ogg, MP3, MP4, AAC, FLAC, WAVE …) e também pode transmitir música através de HTTP. Entre outras coisas, ele suporta reprodução sem faixas e crossfading.Cantata é apenas um dos muitos clientes MPD para Linux. Se você quiser experimentar, os pacotes de instalação estão disponíveis para várias distribuições Linux, assim como para OS X e Windows.

Instalando o Cantata no Debian 8.3 ou Ubuntu

Para Debian 8.3 vamos primeiro editar a lista dos repositórios de softwares, para isso escolha um editor e execute o comando abaixo, no meu caso escolhi o “nano”, estou usando o sudo pois tenho ele configurado no meu Debian, caso não tenha, terá que utilizar o root mesmo:
sudo nano /etc/apt/sources.list
 
Agora, ao final da lista copie e cole os repositórios abaixo:
deb http://ftp.debian.org/debian/ stable main contrib non-free

deb http://ftp.de.debian.org/debian jessie main
Agora por fim, vamos atualizar a lista de repositórios:
sudo apt-update
E por fim, instale o pacote do Cantata com o comando abaixo:
sudo apt-get install cantata

Para Ubuntu execute os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/cantata
sudo apt-get update
sudo apt-get install mpd cantata

Pronto, tudo instalado, agora desfrute do Cantata no seu Ubuntu ou Debian 8.3!

Assista o vídeo e veja na prática a instalação do aplicativo.

Comentários