Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como instalar o VLC Media Player no Debian 8.3

Instale o VLC Media Player no Debian 8.3

O VLC é sem dúvida um dos melhores players e um dos poucos que tocam quase tudo. Recheado de plugins e suporte misto à vários formatos, ele também pode reproduzir fluxo de rede e até vídeos do YouTube. E neste tutorial você vai ver como instalar o VLC no Debian 8.3. 

Alguns dos formatos suportados pelo programa para a parte de vídeos incluem AVI, MPEG-1/2, DIVX (1/2/3), MPEG-4, DivX 5, XviD, 3ivX D4, H.264, Sorenson 1/3 (Quicktime), DV, Cinepak, Theora (alpha 3), H.263 / H.263i, MJPEG (A/B), WMV 1/2, WMV 3 / WMV-9 / VC-1 4/5, Indeo Video v3 (IV32), MKV e WebM, entre outros.

Com relação ao áudio, o aplicativo é capaz de reconhecer MP3, AAC, Vorbis, AC3, MLP, DTS, WMA, FLAC, ALAC, OGG, ATRAC, APE, MIDI, AMR, TTA, Speex, MPC, Real Audio, AMR, entre vários outros. O aplicativo ainda tem portabilidade para Android, iOS e Windows com 64-bits.

Antes de mais nada é importante lembrar que o Debian não vem com o sudo habilitado por padrão. Neste caso você pode habilitar o sudo através de um tutorial que criamos, ou se preferir pode continuar o tutorial como usuário root, você quem escolhe.

Primeiro, temos que adicionar os repositórios necessários. Para isso, edite o arquivo abaixo com o editor de sua preferência, você vai precisar do terminal para executar estas ações:

nano /etc/apt/sources.list

Nota: Se não estiver usando o ROOT e o sudo estiver habilitado, você ja pode utilizar o sudo antes do nano no comando acima.
 
Agora adicione as linhas logo abaixo de todas as outras:
deb http://ftp.debian.org/debian/ stable main contrib non-free
deb http://ftp.de.debian.org/debian jessie main

Agora, vamos atualizar a lista de repositórios, em seguida execute o comando abaixo:

apt-get update

Por fim, vamos instalar o aplicativo VLC, para isso execute o comando abaixo:

apt-get install vlc browser-plugin-vlc

Pronto, agora é só buscar pelo aplicativo em seu sistema, neste caso você não precisa reiniciar o seu sistema, e o VLC Media Player já está pronto para uso. Lembre-se que você pode seguir o processo de instalação demonstrado em qualquer sistema baseado no Debian, com exceção do Ubuntu.

Assista o vídeo e veja na prática a instalação do aplicativo VLC Media Player no Debian 8.3:

Comentários