Linux e Open Source lideram nova era de desenvolvimento de software

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Com o rápido crescimento da infra-estrutura virtualizada e da conteinerização, o software de código aberto e, especialmente o GNU/Linux, estão liderando o caminho para uma nova era de desenvolvimento de software. Essa foi a mensagem que Al Gillen, vice-presidente do grupo de software e código aberto da IDC, que disse à multidão na Cúpula de Liderança de Software Livre em Lake Tahoe.
Em sua palestra, Gillen traçou o crescimento do Linux e outras iniciativas de código aberto desde 2001 até o presente. A imagem que seus dados ilustraram foi positiva para a comunidade de código aberto.

“No futuro tudo será Open Source, e vemos muito open source se tornar a camada de padronização que permite tudo o mais que fazemos na indústria”, disse Gillen.

O Linux tem crescido rapidamente nos últimos anos porque a maioria dos servidores de nuvem sendo girados em lugares como o Amazon S3 e o Google Cloud são baseados no Linux, disse Gillen. Essa padronização de infra-estrutura levou ao ambiente de desenvolvimento em que estamos atualmente, onde a conteinerização e o código reutilizável estão entrando em conjunto com suas próprias aplicações.

“A ideia de ter segmentos de código reutilizáveis ​​que são realmente verdadeiramente portáteis, isso é realmente ótimo”, disse Gillen. “Estamos nos movendo para este modelo onde temos cada vez mais independência de plataforma, e isso é maravilhoso.”

Nuvem Nativa na vanguarda

Gillen disse que quando ele e sua equipe falam com os clientes da IDC sobre seus planos futuros, as aplicações nativas e de contêineres estão na vanguarda de sua estratégia.

“Aplicativos nativos em nuvem, eles realmente se tornam o ponto de entrada para este novo campo de batalha, e vemos praticamente todos os fornecedores da indústria, se eles vão ser relevantes para os próximos 10 anos, eles precisam ter uma estratégia nativa da nuvem”, disse Gillen. “Eles têm que ter uma maneira de construir o ciclo de vida para essas aplicações, e eles têm que se certificar de que eles são capazes de apresentar oportunidades para essas aplicações para ser bem sucedido.

“Quando falamos com clientes, eles vêem isso como sendo seu futuro, eles querem fazer aplicativos nativos da nuvem”, disse ele. Gillen disse que a lacuna de habilidades está dentro dessas grandes corporações, é a principal barreira para a adoção agora.”

“Acho que continua sendo o problema número um que muitas organizações têm para adotar as iniciativas de código aberto mais excitantes e atuais”, disse Gillen.

Como resultado, as implementações comercialmente suportadas de software de código aberto são tão populares como sempre. Algumas empresas estão dispostas a assumir projetos de código aberto suportados pela comunidade, mas a maioria está procurando a certeza de que o suporte comercial traz.

“Esse ecossistema comercial, eu acho, é tão essencial para a viabilidade a longo prazo de software de código aberto como a comunidade que faz o desenvolvimento é”, disse Gillen. “É uma coisa de dois lados, e há realmente valor associado a ter comercializadores – fornecedores que comercializam produtos de código aberto e torná-los consumíveis para as massas.”

Gillen disse que o software instalado ou herdado não está se tornando extinto, mas também não vai ser reescrito para a nuvem. Em vez disso, um novo software que fica ao lado ou em cima dessas aplicações elevará esses dados em aplicativos nativos da nuvem para que se torne utilizável para o novo clima de negócios.

“Ele vai consumir o valor do negócio, a inteligência, os dados que ficam dentro dessas aplicações [legacy] e torná-las utilizáveis ​​para os modernos produtos de aplicativos nativos da nuvem que estão sendo construídos”, disse Gillen.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comentários