Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Mageia 6 – Atualização Sta2 Liberada

A equipe de desenvolvimento do sistema operacional Mageia tem o prazer de anunciar o seu lançamento mais recente, sendo este um marco de desenvolvimento, mesmo com atraso da segunda atualização (sta2). Estamos agora a um passo do lançamento do Mageia 6!

8 meses de alterações e correção de bugs.

Sabendo que a nossa versão anterior, a atualização um ou sta1 como a chamamos, lançada em julho de 2016, gerou uma nova versão de desenvolvimento que estava muito atrasada. Nós mencionamos sobre as razões desse atraso em uma entrevista a um blog. Em poucas palavras, pode se resumir os atrasos devido à falta de disponibilidade dos principais contribuintes, problemas de infra-estrutura bugs no plasma upstream que precisavam de algum tempo para ser corrigidos alguns bugs críticos de particionamento no instalador que nos manteve trabalhando duro por meses. Nossas expectativas habituais de qualidade e nosso desejo de liberar um produto estável e bem afinado, quando estiver pronto.

Finalmente, aqui está! Estamos muito contentes com a forma como a sta2 foi desenvolvido e esperamos que ele vá sem problemas mesmo sendo um candidato a versão final nas próximas semanas.

Xfce imagens ISO Atualizadas

A grande notícia para este lançamento são versões de ambientes diferenciados, com o ambiente Xfce substituindo a versão GNOME de 32 bits e versões plasma. Portanto, agora fornecemos quatro tipos de ambiente de área de trabalho em imagens ISO: Plasma de 64 bits, GNOME de 64 bits, Xfce de 32 bits e 64 bits.

As novas versões de ISOs que traz recursos que a versão anterior não fez, trazendo um melhor e leve suporte para uso em computadores mais antigos e com configuração mais básica, mesmo ainda para aqueles que preferem um ambiente de desktop mais simples e enxuto. Com a nova versão, você pode ver grande cobertura para sistemas de 32/64 bits, e a instalação clássica ou via rede permitirá que você instale a área de trabalho de sua escolha, na arquitetura de sua escolha, com a opção de instalação Pacotes.

O Mageia 6 sta2, vem com os seguintes pacotes

  • Linux Kernel 4.9.13 (atual versão LTS)
  • X.Org 1.19.1
  • Plasma 5.8.5 (atual versão LTS)
  • Gnome 3.22.3
  • MATE 1.16
  • Cinnamon 3.2.4
  • Xfce 4.12.1
  • LibreOffice 5.3.1.1
  • Firefox 45 ESR
  • Thunderbird 45 ESR
  • Chromium 56

Houve muito trabalho para obter o Plasma integrado e funcionando como deveria. Porém o atraso permitiu versões muito mais recentes do Plasma 5 e do KDE Applications, o que melhorou otimamente a sua qualidade. Outras partes importantes da distribuição também foram atualizadas como o suporte a linguagens. Você pode ver a lista completa de pacotes para os ISOs aqui. As notas a versão estão disponíveis aqui.

Agora, se você gostaria de testar a nova versão em desenvolvimento, ela está disponível através desse link aqui. Tenha em mente que este é um candidato a pré-lançamento, portanto, ele não está totalmente pronto para uso em produção por conter ainda alguns bugs. Você pode informar bugs através do Bugzilla da equipe do Mageia para que possam ser corrigidos para a versão final.

Qual é o próximo passo?

O lançamento do sta2 é um ganho de tempo em seu desenvolvimento (neste caso, datado de 28 de fevereiro). Isso significa que o trabalho continuou no Caldeirão entretanto, e já há grandes mudanças que você receberá como atualizações no sistema instalado, entre as quais:

  • Corrigido applets systray em Plasma para mgaapplet (ferramenta de atualização de pacote) e net_applet (ferramenta de gerenciamento de rede)
  • Mesa 17.0.1 (Esta versão vem com 13.0, que era o ramo anterior)
  • PulseAudio 10, e em breve FFmpeg 3.2
  • Melhorias e correções para a embalagem do IceWM e do PostgreSQL
  • Como sempre, se você gostaria de contribuir para a melhoria da Mageia, seja com embalagem, desenvolvimento, controle de qualidade, testes ISO, ou qualquer outra coisa que fazemos, a página de contribuição é um bom lugar para começar.

 

Comentários