4 serviços CDN para hospedar bibliotecas de código aberto

CDNs aceleram as imagens do seu site, arquivos css, js e outros arquivos estáticos

A CDN ou Rede de Entrega de Conteúdo (Content Delivery Network, em inglês), é uma rede de servidores colocados estrategicamente localizados em todo o mundo, usados com a finalidade de entregar arquivos mais rapidamente aos usuários. Uma CDN tradicional permitirá acelerar as imagens do seu site, arquivos CSS, arquivos JS e qualquer outro conteúdo estático. Isso permite que os proprietários de sites acelerem todo o conteúdo, além de fornecerem recursos e opções de configuração adicionais. Esses serviços premium, normalmente, exigem pagamento com base na quantidade de largura de banda que um projeto usar.

No entanto, se seu projeto não justificar o custo de implementação de uma CDN tradicional, o uso de uma CDN de código aberto pode ser mais adequado. Normalmente, esses tipos de CDN’s permitem que você vincule a bibliotecas populares baseadas na Web (frameworks CSS/JS, por exemplo), que são entregues aos visitantes da web a partir de servidores gratuitos da CDN. Embora os serviços CDN para bibliotecas de código aberto não permitam que você envie seu próprio conteúdo para seus servidores, eles podem ajudá-lo a acelerar as bibliotecas globalmente e melhorar a redundância do seu site.

Os CDNs hospedam projetos em uma vasta rede de servidores, de modo que os mantenedores de sites precisam modificar seus links de recursos no código HTML do site para refletir o URL do CDN de código aberto seguido do caminho para o recurso. Dependendo se você está vinculando a uma biblioteca JavaScript ou CSS, os links que você incluirá viverão em uma tag <script> ou <link>.

Vamos explorar quatro serviços CDN populares para bibliotecas de código aberto.

jsDelivr

O jsDelivr é um provedor de CDN de código aberto que usa as redes de provedores de CDN premium (KeyCDN, Stackpath e Cloudflare) para fornecer recursos de projeto de código aberto. Alguns destaques do jsDelivr incluem:

  • Pesquisa em mais de 2.100 bibliotecas
  • 110 locais POP
  • CDN está acessível na Ásia e China
  • Suporte a API
  • Sem limites de tráfego
  • Suporte HTTPS completo

Todos os snippets começam com o URL jsDelivr personalizado https://cdn.jsdelivr.net/ e são seguidos pelo nome do projeto, número da versão, etc. Você também pode configurar o jsDelivr para gerar o URL com as tags do script e Habilitar SRI (subresource Integrity) para maior segurança.

Cdnjs

Cdnjs é outro provedor CDN open source popular que é semelhante ao jsDelivr. Este serviço também oferece uma variedade de bibliotecas JavaScript e CSS populares que você pode escolher para vincular dentro do seu projeto web. Este serviço é patrocinado pelos provedores CDN Cloudflare e KeyCDN. Alguns destaques dos cdnjs incluem:

  • Pesquisa em mais de 2.900 bibliotecas
  • Usado por mais de 1 milhão de sites
  • Suporta HTTP/2
  • Suporta HTTPS

Semelhante ao jsDelivr, com cdnjs você também tem a opção de simplesmente copiar o URL do recurso com ou sem tag de script e SRI.

Bibliotecas hospedadas do Google

O site de bibliotecas hospedadas do Google permite que você vincule a bibliotecas de JavaScript populares que estão hospedadas na poderosa rede de CDN de código aberto do Google. Esta solução open source CDN não oferece tantas bibliotecas ou recursos como o jsDelivr ou cdnjs; Entretanto, um alto nível de confiabilidade e confiança pode ser esperado ao se conectar às Bibliotecas Hospedadas do Google. Alguns destaques do CDN de código aberto do Google incluem:

  • Suporte HTTPS
  • Os arquivos são servidos com cabeçalhos CORS e Timing-Allow
  • Oferece a versão mais recente de cada biblioteca

Todos os arquivos das bibliotecas hospedadas do Google começam com a URL https://ajas.googleapis.com/ e são seguidos pelo nome do projeto, número da versão e nome do arquivo.

Microsoft Ajax CDN

A Rede de Entrega de Conteúdo Microsoft Ajax é bastante semelhante às Bibliotecas Hospedadas do Google, pois hospeda apenas bibliotecas populares. No entanto, duas grandes diferenças que separam o Microsoft Ajax CDN das bibliotecas hospedadas do Google são que a Microsoft fornece tanto bibliotecas CSS como JS e também oferece várias versões de cada biblioteca. Alguns destaques do Microsoft Ajax CDN incluem:

  • Suporte HTTPS
  • As versões anteriores de cada biblioteca estão frequentemente disponíveis

Todos os arquivos Microsoft Ajax começam com o URL http://ajax.aspnetcdn.com/ajax/ e, como os outros, são seguidos pelo nome da biblioteca, número da versão, etc.

Se o seu projeto ou site não está pronto para tirar proveito de um serviço premium CDN, mas você ainda gostaria de acelerar aspectos vitais do seu site, em seguida, usando um CDN de código aberto pode ser uma ótima solução. Eles permitem acelerar a entrega de bibliotecas de terceiros que de outra forma seriam entregues a partir do servidor de origem causando carga desnecessária e velocidades mais lentas para usuários distantes.

E você, usa algum provedor de CDN nos seus projetos? Código aberto ou pago? Deixa pra gente aí nos comentários a sua opinião.

jsDelivr

cndJs

Google Hosted Libraries

Microsoft Ajax Content Delivery Network

Através da Fonte

Comentários