Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como instalar o Musescore no Debian 8.3

Neste artigo, veja como instalar o Musescore no Debian

Se você precisa criar partituras no Linux e sempre tem dificuldades de achar um aplicativo que realmente funcione, então o Musescore é para você. O Musescore é sempre dúvida um dos melhores programas para escrever partituras e você pode instalar no Debian 8.3 através deste artigo, mas antes vamos saber um poucos dos recursos que ele apresenta.

Quando você terminar de editar a sua partitura, poderá ouvi-la com o suporte MIDI que o MuseScore oferece. A qualidade de áudio não é das melhores, mas é possível ter uma boa dimensão de como vai ficar a sua música. Se você estiver trabalhando com mais de uma partitura, o MuseScore vai abri-las em abas, assim como os navegadores de internet fazem, para facilitar a sua vida.

Se você for um músico veterano e possuir bons conhecimentos musicais você pode criar tessituras de concerto e vários outros tipos de partitura. O MuseScore também permite que você altere o display do programa, adicionando paletas e menus nas laterais de modo a facilitar a construção da música. Mais uma vez, é preciso ficar atento para as inserções que o programa coloca automaticamente. Depois que você terminar, salve as suas partituras para que elas possam ser vistas por outras pessoas. Os formatos são o MSCZ, MSC, XML, MLX, PDF e outros formatos que podem auxiliar bastante.

Instalando o Musescore no Debian 8.3

Primeiro, vamos adicionar o repositório necessário para instalar o Musescore no Debian 8.3, caso já tenha este repositório habilitado pule esta etapa, o tutorial abaixo foi criado com o usuário root, caso você tenha o sudo habilitado basta inserir o comando sudo antes dos citados.

Edite o arquivo dos repositórios:

nano /etc/apt/sources.list

Agora, adicione as linhas abaixo dentro do arquivo que acabou de editar, lembre-se de salvar!

deb http://ftp.debian.org/debian/ stable main contrib non-free

deb http://ftp.de.debian.org/debian jessie main

Atualize os repositórios:

apt-get update

Agora, instale o Musescore

apt-get install musescore

Comentários